A soja é um alimentos mais completos e substitui a carne
Reprodução/freepik
A soja é um alimentos mais completos e substitui a carne


Carne de soja, hambúrguer de soja , margarina, óleo, massas… a soja está presente em muitos pratos e, muitas delas, essenciais na nossa alimentação do dia a dia. O produto é bem rico em vitaminas, minerais, entre outros nutrientes. Se consumir o produto parece tarefa complicada para alguns, a gente descomplica. Confira como consumir e temperar o alimento.

O Brasil é o maior produtor de soja em todo o mundo e a safra de 2019/20 atingiu 124,8 milhões de toneladas da produção do alimento. Ela é essencial na economia do país e seu cultivo é assunto de extrema relevância em todo o mundo. Claro, é muito importante também para o bom prato de comida brasileiro.


Como preparar em casa?

O grão pode ser preparado de diversas formas como frito, cozido e assado. “Ele precisa ser hidratado antes disso tudo. Para isso, basta colocar a soja em água fervendo por alguns minutos, depois é só escorrer e apertar para tirar a água dos grãos”, diz o chef Melchior Neto.

Ele ainda explica que a soja é superversátil, pode ser utilizada como grão ou como proteína e varia de acordo com a sua necessidade. Preparando o alimento com um bom azeite, cebola e alho, ela vira uma entrada incrível. Para preparar, o gosto pessoal é ponto-chave, mas o chef indica: "Pode-se jogar nas ervas (frescas e secas), pimenta-do-reino, gengibre e orégano são algumas opções que agregam muito sabor”.

Você viu?

Melchior conta que o processo de hidratação na água quente é bem rápido, mas depois é importante fazer a marinada com tempero e isso demanda de um tempo maior de descanso.

Com quais acompanhamentos a soja vai bem? 

“A soja vai fazer o papel de proteína da refeição. Ela pode acompanhar uma salada, se formatada da forma correta, pode ser um hambúrguer extremamente saboroso”, diz. Para consumir bem o alimento, o chef ressalta que não se pode pular a etapa de hidratação.

Aprenda a fazer com Melchior a  soja frita . A receita do chef é prática e ótima opção para o almoço ou jantar. 

Ingredientes

- 1 xícara de soja pequena
- ½ xícara de água quente
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Páprica defumada
- Chimichurri

Modo de preparo

Coloque a água no fogo, assim que começar a ferver desligue e adicione a soja. Deixe-a hidratar por 15 minutos. Escorra a água e aperte-a para tirar o excesso de líquido que ela absorveu. Adicione os temperos e deixe descansar para absorver os sabores. Frite até dourar bem. Dessa forma, ela pode ser usada em molhos, como acompanhamento no prato principal.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários