Embora a tradição natalina envolva aves tradicionais e pratos com bastante carne, é possível celebrar a sua festa sem nada disso e, principalmente, sem perder o gostinho da data. Separamos dez receitas, entre pratos de entrada, acompanhamentos, principais e sobremesas para você garantir uma ceia completa do seu jeito, sem carnes! 

Para começar a comilança 

1. Bruschettas de tomate e manjericão 

shutterstock

Democrático e queridinho por todo mundo, este aperitivo é super simples de fazer e bonito de servir, além de ter tudo a ver com o Natal. Além do pão, que pode ser amanhecido, a receita conta com azeite, tomates, alho, manjericão e queijo, que é opcional. 

Aprenda à fazer bruschettas 

2. Damascos recheados com queijo cottage 

Sofisticados e fáceis de fazer, os damascos com queijo cottage são uma opção agridoce e saudável para quem não tem medo de arriscar no paladar. 

Aprenda a fazer damascos recheados com queijo cottage

3. Quiche de cebola caramelada

Também é possível dispensar os pratos de entrada e partir direto para um acompanhamento infalível: este quiche serve toda a família e necessita apenas de ingredientes básicos e baratos que com certeza já estão na sua geladeira. 

Aprenda à fazer quiche de cebola caramelada

Para quem também evita o ovo e o leite 

E se as suas restrições ou preferências alimentares vão além da carne animal, também existem opções completamente veganas que não ficam devendo. 

4. Salada de rúcula com nozes 

E se ideia é começar a noite com o prato mais leve e saudável, que tal uma salada de rúcula com nozes? Sofisticado e criativo, o prato sai da mesmice do mix de folhas tradicional e combina perfeitamente com o verão brasileiro. 

Aprenda a fazer a salada de rúcula com nozes

5. Carpaccio de abobrinha grelhada 

Arquivo iG

Fácil de fazer e com inúmeras formas de servir, esse carpaccio pede apenas tomates, abobrinha, azeite e vinagre balsâmico. Vegano e delicioso! 

Você viu?

Aprenda a fazer carpaccio de abobrinha grelhada

Pratos principais sem nada de carne


6. Seitan ao forno 

Seitan
Divulgação/OneMarket
Seitan

Seitan é um tipo de “carne” de glúten que, em determinados preparos, pode ficar muito parecido em sabor e aparência com o lombo suíno. Nesta receita, o prato vem acompanhado de batatas e molho shoyo para um toque especial. 

Veja como fazer seitan ao forno

7. Berinjela recheada com nozes 

Freeletics Nutrition

Outra delícia de forno, esta dica é para quem, além de evitar os derivados de animais, também não abre mão de uma receitinha mais saudável na noite natalina. 

Aprenda a preparar berinjela recheada com nozes 

8. Batatalhau confitada

shutterstock

Muito popular entre veganos e vegetarianos, a “batatalhau” é um preparo específico de batatas ao forno que, com sal e temperos, remete ao gosto do pescado. 

Saiba como preparar batatalhau confitada 

Sobremesas veganas 

9. Torta vegana de morango

Reprodução

Além de deliciosa, essa receita é liberada para quem evita todos os ingredientes de origem animal. Além dos morangos, amêndoas, ameixas secas e sementes de linhaça também estão na lista. 

Veja como fazer a torta vegana de morango 

10. Mousse de abacate de chocolate

Reprodução

Nesta receita, banana e abacate se juntam ao cacau para uma sobremesa com o mesmo aspecto macio e aerado do mousse tradicional, mas liberada para veganos e mais saudável do que a receita original. 

Aprenda a fazer mousse de abacate vegano 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!