Cheesecake é um doce americano que caiu no gosto do brasileiro e possui diversas variações (com blueberries, caldas de geleias, base de chocolate, por exemplo) . A sobremesa tradicional é feita com cream cheese e calda de frutas vermelhas - geralmente framboesa e/ou morango. Entretanto, esta receita da empresária Amélia Whitaker usa castanha de caju e grão-de-bico para o recheio, e goiabada para o topo. Nenhum ingrediente de origem animal serve de base para este doce que combina com sobremesa ou café da tarde .
Ingredientes
- 250g de castanhas de caju assadas, sem sal;
- 3 colheres (sopa) de açúcar de coco;
- 1 colher (sopa) de óleo de coco;
- 1 pitada de noz-moscada;
- 1 pitada de sal.
Para o recheio
- 250g de castanha de caju cruas (deixada de molho por 6 horas);
- 100g de grão-de-bico cozido (deixar de molho da água por 12 horas, com uma ou 2 trocas de água no período);
- 5 colheres (sopa) de melado de cana;
- 1 pitada de sal;
- Suco de ½ limão ou 1 limão inteiro, seguindo seu gosto pessoal
Para a cobertura:
- 1 pote de goiabada cremosa
- Pedacinhos de castanhas de caju ou assada para decorar (opcional)
Modo de preparo
No processador, triture as castanhas de caju apenas por alguns instantes para que fique em pedaços grossos. Adicione os demais ingredientes e misture. Coloque essa massa, de textura esfarelada, em pequenos potinhos e leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
Coloque todos os ingredientes do recheio no processador e ligue até obter uma massa homogênea. Coloque esse recheio sobre a massa em cada potinho, cubra com a goiabada e decore com os pedacinhos de castanhas de caju. Leve novamente à geladeira por 2 horas antes de servir.