Esta matéria irá revisitar as lembranças afetivas da infância! Os fios de ovos, muito populares nos anos 80 e 90 estão novamente em alta. Feito apenas com ovos e açúcar, os fios de ovos são usados para enfeitar doces, bolos e também para dar mais sabor a caldas de frutas, muito usadas em pratos festivos, como os da ceia de Natal .
A receita portuguesa rodou o mundo e também é um sucesso na culinária da Tailândia. Versátil, vai bem não só em sobremesas, compondo muito bem combinações agridoces com chester, frango ou carnes assadas. A receita da União, apesar de ter o preparo um pouco mais demorado, o sabor vale a pena. Confira o passo a passo a seguir.
Ingredientes
Você viu?
- 1 kg açúcar granulado União Doçúcar
- 3 xícaras (chá) água (600ml)
- 18 unidades de gema passadas pela peneira (360g)
Modo de preparo
Coloque o açúcar e a água em uma panela grande. Leve ao fogo, misturando até dissolver. Depois de dissolvido, não mexa mais na calda para evitar que açucare. Leve ao fogo médio até ferver e obter uma calda em ponto de fio leve. Separe um refratário grande com água gelada e reserve.
Com um funil próprio para fios de ovos, aos poucos, despeje as gemas em fio contínuo fazendo movimentos circulares, grandes e contínuos, deixando-as cair sobre a calda fervente. Cozinhe os fios por aproximadamente 1 minuto.
Com uma escumadeira, retire os fios de ovos e coloque-os no refratário com água gelada reservado. Repita o processo até terminar as gemas. Escorra a água e reserve.
Coe a calda e coloque-a em uma compoteira junto com os fios de ovos. Leve à geladeira no mínimo por 3 horas. Sirva como acompanhamento de bolos e sorvetes.