Bolo mousse gelado de chocolate com calda de Leite Ninho fake low-carb
Arquivo pessoal
Bolo mousse gelado de chocolate com calda de Leite Ninho fake low-carb

Olá, gente linda! Eu sou a  Chef Saschi  e, hoje, começo a trazer opções mais saudáveis de receitas com baixo carboidrato, pouco índice glicêmico, sem glúten, mas com muito sabor. São receitas que me ajudaram a emagrecer 34 quilos e continuam ajudando a me manter magra até hoje. Vou ficar muito feliz com seus comentários contando os resultados também, combinado? 

Para dar início a esse meu cantinho super gostoso aqui no iG Receitas, escolhi uma receita inédita que vai conquistar você e toda sua família. Pode ser uma ótima opção de sobremesa para as festas de fim de ano também: um bolo mousse gelado de chocolate com calda de Leite Ninho. 

Esse bolo mousse de chocolate é fácil e rápido e você ainda pode brincar com variações e até preparar em duas camadas, com recheio no meio. Usem a criatividade! 

INGREDIENTES: 

MASSA 

- 300g de chocolate picadinho 70% ou mais, preferencialmente, sem açúcar na composição, porém se tiver acima de 80% cacau, mesmo que contenha açúcar, a quantidade é irrisória; 

- 5 claras em neve; 

- 5 gemas; 

- 200g de creme de leite de caixinha (busque sempre um creme de leite que, na tabela nutricional, atrás do rótulo, tenha carboidrato zero ou o mínimo possível. Acredito que com o creme de leite de lata também funcione, mas não tire o soro nesse caso, misture bem e depois pese a quantidade desejada. 

- 100g de Adoçã (substituto ao açúcar com baixo carboidrato líquido, baixo índice glicêmico e baixa caloria) ou 70g de Snew ou qualquer adoçante culinário de sua preferência. Costumo indicar o Adoçã, porque é o único que faz aquela calda bonita de pudim, por exemplo, e não cristaliza depois, além de ter gosto igual do açúcar;

- 1 pitada de sal; 

- 40g de manteiga em temperatura ambiente; 

- Manteiga para untar. 

COBERTURA: 

- 75g de Adoçã; 

- 1/2 xíc de chá de água em temperatura ambiente; 

- 200g de creme de leite de caixinha com o mínimo de carboidrato possível; - 1/2 col de café de extrato de baunilha em pó ou líquido; 

- 1 ovo + 1 gema batidos com um garfo até dobrar de volume.

MODO DEPREPARO:

Derreta o chocolate no micro-ondas junto com o creme de leite até ficar com a consistência cremosa. A cada 30 segundos, abra o microondas e mexa bem para ver se já deu para derreter o chocolate todo. Por vezes, o processo termina ao mexer com a espátula, por isso é tão importante fazer intervalos curtos. O chocolate é muito sensível, então cuidado para não queimar! 

Assim que derreter todo o chocolate, acrescente a manteiga e misture bem. 

Espere esfriar um pouco e acrescente as gemas. Mexa bem até virar um creme homogêneo. Reserve! 

Bata as claras em neve até ganharem bastante volume e ficarem firmes. 

Acrescente aos poucos o Adoçã e continue batendo até incorporar bem nas claras e parecer um marshmallow levinho. 

Acrescente 1/3 das claras em neve no creme de chocolate e misture bem. 

Depois junte essa mistura com o resto das claras em neve e vá incorporando aos poucos, misturando de baixo para cima, com delicadeza, para não acabar com o aerado que a clara em neve deixa na massa. 

Unte uma forma de fundo removível de 20cm (se quiser fazer um bolo maior, dobre a receita para uma forma de 30cm). 

Asse em forno preaquecido a 180°C por mais ou menos 30min. 

Faça o teste do palito. Espete um palito de dentes na massa e quando sair sequinho é porque está bem assado. Porém, se quiser um bolo mais cremoso, pode tirar do forno quando o palitinho sair quase limpo, mas ainda sujar de leve. Normalmente para esse ponto leva pouco menos do que 30 minutos. 

Retire do forno quando estiver pronto. Deixe esfriar enquanto você faz a cobertura. 

Para a cobertura coloque a água, o Adoçã e a baunilha em pó (se usar a baunilha líquida, deixe para acrescentar no final da preparação) em uma panela em fogo baixo e misture até dissolver o Adoçã. 

Deixe ferver até o ponto de fio, antes de começar a dourar. Uma forma de saber o momento certo, é passar uma espátula na superfície e desenhar um rápido caminho, de forma que seja possível ver nitidamente o fundo da panela. 

Acrescente o creme de leite e misture até incorporar e começar a engrossar. Quando engrossar, como um mingau não muito grosso,é hora de desligar o fogo. 

Em uma tigela coloque os ovos batidos e aos poucos acrescente esse mingau sempre mexendo para temperar os ovos.

Volte para o fogo na mesma panela, até engrossar mais um pouco até o ponto que você precisa, sempre mexendo bem. Pode ser que ele talhe, mas tem salvação. 

Se o creme ficar levemente granulado, bata no liquidificador ou com um mixer. Ele se tornará um creme perfeito, lisinho e delicioso. 

Deixe esfriar um pouco e jogue por cima do bolo. Em seguida, coloque as raspas de chocolate. 

Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir. 

Esse bolo fica ótimo sem nenhuma calda também, porém, nesse caso, eu o deixaria mais molinho no meio. No caso da versão totalmente assada, você ainda pode aquecer por 30 segundos no microondas e servir com sorvete de doce de leite low-carb. 

Se você ainda não conhece sobre estratégias de baixo carboidrato, te convido a me seguir no instagram @chef.saschi, pois explico tudo por lá, além de ensinar outras receitinhas top como essa. 

Gratidão por sua visita nesse meu cantinho para lá de gostoso. Até semana que vem!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!