A coxinha é um clássico e está sempre presente nas comemorações.
Arquivo/iG
A coxinha é um clássico e está sempre presente nas comemorações.

Se tem uma comida que faz sucesso demais e que rende, são os salgadinhos de festa. Eles são perfeitos para comemorar aniversários, casamentos, celebrações ou, simplesmente, matar aquela vontade de  coxinha e bolinho de queijo. A massa do salgadinho que é crocante e bem temperada encanta o paladar. Por isso é super importante não errar na massa!

Conforme explica o chef Melchior Neto, para o salgadinho tradicional, a melhor opção é a de trigo, tipo 1. “É importante utilizar uma farinha de boa qualidade, pois faz toda a diferença no resultado final.” Você também pode optar por usar batatas na massa do salgado, fica uma delícia.


O caldo não pode faltar! Em muitas receitas e pela praticidade, se é usado o caldo pronto. Mas, além de conter uma quantidade grande de sódio e outros ingredientes que não são muito bons para a saúde, nenhum supera o gostinho do caldo caseiro

Para aproveitar o caldo do cozimento do recheio, o chef dá a dica: “Na hora de cozinhar o frango para fazer a coxinha é só adicionar os ingredientes do caldo base (cebola, cenoura e salsão), depois é só coar esse caldo e usar na massa.” 

Nas opções de base para a massa, você pode escolher entre o caldo de legumes/carne, água ou leite. A quantidade depende da temperatura e da umidade do ambiente, como explica Melchior: “Em lugares mais secos a farinha precisa de mais água e em lugares mais úmidos ela precisa de menos. Então é importante nunca colocar tudo de uma só vez, vai misturando tudo aos poucos, vendo como a massa se desenvolve até chegar no ponto certo.” Você também pode adicionar um pouco de leite ao caldo: isso vai dar mais leveza e cremosidade à massa. 

Não exagere nos temperos

O chef diz que é necessário ter um equilíbrio entre a massa e o recheio. “Os dois precisam estar temperados de forma que os sabores se complementem. Então é preciso do básico, sal e pimenta, nos dois e a variação dos temperos vai de acordo com o salgado”, diz.

Depois da massa pronta, é só passar os salgadinhos formados e recheados no ovo e na farinha de empanar. Frite sempre em óleo quente! Assim você garante a crocância do alimento. 

Agora que você já sabe os segredos da massa de salgadinho, que tal fazer o teste? Confira três receitas de salgadinhos deliciosos para você fazer em casa e aproveite. 

Você viu?

Coxinha de frango

Esta receita rende 35 porções para você aproveitar em comemorações ou como lanche da tarde em casa! 

Coxinha de rabada

Para quem quer diferenciar no petisco, essa receita é perfeita! O tempo de preparo é de 60 minutos e rende 40 porções. 

Croquete de carne

Este croquete com costela desfiada é uma delícia e uma ótima opção para sair do tradicional.

Série "Não Erre"
As dicas para o preparo do bolo de fubá fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!