Mungunzá com carne seca
Arquivo pessoal
Mungunzá com carne seca



Se engana quem pensa que a  canjica de milho só pode ser consumida doce! O mungunzá vem para mostrar totalmente o contrário. A receita tem raiz africana e pode ser feita com o grão do milho branco ou amarelo. 

O mungunzá é tradicional do Nordeste e leva os grãos de milho levemente triturados e cozidos. Além do milho, o feijão também pode ser usado para incrementar mais ainda o prato. Ao redor do país, a forma de preparar o prato ganhou variações e a canjica vai muito bem como alimento salgado. 



O nome mungunzá vem do "mu'kunza", palavra africana para milho cozido. Os ingredientes que compões essa iguaria são variados. Nas opções doces, a canjica pode ser cozida no leite de coco. Na salgada, na água com temperos e caldos. 

Na maioria das canjicas doces, a preferência é pelo milho branco, junto com açúcar, amendoim, canela e leite condensado. Já na salgada, o milho amarelo toma conta e é tradicionalmente feito com carne seca, charque ou galinha. Mesmo com as diferenças, nada impede que os dois grãos sejam usados em qualquer uma das versões (assim como na foto)!

Deu curiosidade de provar? Então confira a receita do prato e se delicie.

Mungunzá com carne seca 

Esta receita do Receitaria vai te deixar com água na boca e é perfeita para o almoço de domingo. 

Ingredientes 

500 g de milho para canjica 

Você viu?

  • 300 g de carne-seca picada em cubos médios 
  • 1 linguiça calabresa 
  • 1 paio 
  • 1 cebola ralada 
  • 6 dentes de alho amassados 
  • 2 colheres de sopa de óleo 
  • ½ colher de chá de pimenta-do-reino 
  • 1 colher de sobremesa de colorau 
  • Sal a gosto


Modo de preparo

Na noite anterior ao preparo, coloque a carne-seca e a costelinha em uma tigela com água. Leve à geladeira e troque a água algumas vezes para remover o sal. Em outra tigela, coloque o milho, cubra-o com água e deixe-o hidratando.

No dia do preparo, coloque água em uma panela e deixe-a quente para ir adicionando ao mungunzá, caso necessário. Em outra panela, coloque a carne-seca e cubra-a com água. Leve ao fogo por 40 minutos. Acrescente a costelinha e deixe cozinhar por mais 30 minutos. Caso ache necessário, vá removendo a gordura que sobe na água. Isso ajuda a deixar o prato mais leve.

Adicione o milho à panela junto aos outros ingredientes e espere sua textura ficar macia. Isso leva aproximadamente 40 minutos. Em outra panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola. Acrescente o colorau e a pimenta-do-reino. Mexa. Adicione a linguiça calabresa e o paio cortados em rodelas à panela em que o milho está. Coloque também o refogado de alho e cebola.Caso necessário, coloque mais água quente na panela.

Deixe cozinhar até o caldo engrossar, o que leva em torno de 30 minutos. Enquanto isso, mexa de vez em quando para o mungunzá não grudar no fundo da panela. Com o caldo grosso, basta acertar o sal caso necessário e servir.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários