Mais uma quinta-feira, mais um Não Erre junino! Já falamos sobre como fazer o arroz doce perfeito e agora o iG Receitas reúne dicas para você fazer a melhor canjica para trazer o espírito das festas juninas em casa!
Segundo o docente de gastronomia do Senac Jorge Da Hora, há diferenças no prato de compararmos sul e nordeste, por exemplo, mas ainda assim, a base do doce é a mesma: milho, leite e leite de coco.
"A canjica ou mugunzá tem poucas diferenças entre si, como as adições de açúcar caramelizado ou a opção do amendoim no sudeste. O mugunzá contém apenas leite, o milho branco e as especiarias no cozimento", afirma Jorge.
Seja na versão mais paulista ou na receita nordestina, reunimos dicas de Jorge e da chef Andrea Follador para você aprender a fazer a canjica perfeita em casa. Nada de milho duro ou caldo sem gosto!
1. O cozimento do milho branco
"Há quem goste mais cozido, há quem goste com mais textura, mas o ideal é ficar bem cozido", afirma o docente. Jorge indica cozinhar o milho branco por cerca de 1h30.
Se não tiver paciência para esperar o cozimento, o docente recomenda deixar o milho de molho na noite anterior ao preparo. Andrea concorda e aponta que quanto mais tempo na água, mais rápido é o cozimento.
"Colocar na panela de pressão é uma boa ideia para apressar o processo", ensina Jorge.
Leia também: Para um arraial inovador! 6 receitas de festa junina que fogem do comum
2. Especiarias são sempre bem-vindas
Enquanto o milho cozinha você já pode incluir especiarias na receita. "O mais tradicional é com cravo e canela, mas adicionar anis-estrelado, cardamono e até zimbro são aceitos para dar mais aroma e sabor ao milho", afirma Jorge.
E se quiser finalizar com especiarias, canela e anis são ótimos, segundo o docente.
3. Pode cozinhar com leite, mas água é o melhor
Jorge aponta que o milho pode ser cozido diretamente no leite, mas por conta do tempo gasto e da redução rápida do leite, é mais interessante cozinhar primeiro na água e adicionar o ingrediente depois. "É uma economia de tempo e dinheiro, já que você teria que ficar adicionando cada vez mais leite", ressalta.
4. E leite condensado, pode?
O básico da canjica é o milho branco com leite de vaca e coco, mas muitas receitas levam também leite condensado. Com isso, o resultado é uma canjica mais doce e mais cremosa.
5. Inove na canjica!
Canjica carrega tradição , mas é possível mudar e adicionar outros ingredientes para inovar a sobremesa. "Pode-se transformar a canjica em um tipo de creme brûlée adicionando açúcar ou caramelo para finalizar, ou até servir com sorvete", sugere Jorge.
Já Andrea indica substituir o leite condensado da receita por caramelo. "Assim, há a doçura na medida correta para a receita. Outra ideia é combinar o caramelo com uma flor de sal, que dá ainda mais sabor", afirma a chef.
Anotou as dicas? Veja algumas receitas de canjica: