Junho chegou e o clima de festa junina também! Apesar de quermesses e festas não ocorrerem por conta das recomendações de isolamento social, ainda dá para fazer os pratos típicos em casa, como o arroz doce é uma das opções. Para acertar na receita, selecionamos algumas dicas e truques que fazem toda a diferença na hora de preparar.
Segundo o docente da área de gastronomia do Senac São Paulo Cesar Almada, até o cozimento do arroz doce é diferente do normal. "Não pode deixar secar, é necessário utilizar três partes de água para uma de arroz, a ideia é que fique cremoso", afirma Cesar.
Por isso, reunimos dicas de Cesar e da cozinheira Palmirinha Onofre de como fazer arroz doce sem erros e trazer o clima de festa junina para dentro de casa. Confira:
1. Cuidado com o ponto do arroz
Como dito anteriormente por Cesar, o arroz deve ficar cremoso, praticamente empapado. Segundo Palmirinha, o ponto do arroz "define o sucesso de uma receita. Para uma xícara e meia, cozinho por 15 minutos".
Leia também: Aprenda a fazer 4 receitas de festa junina no micro-ondas
A dica que Cesar dá é de desligar o fogo quando o arroz ainda estiver úmido e não o deixar secar por completo.
2. O tipo também influencia no sabor
Cesar aponta que o arroz mais indicado é o tipo 1, por ter mais amido e ajudar a engrossar o leite. Ele alerta para não utilizar o arroz parborizado ou integral, o ideal é utilizar o mais comum por conta da cremosidade.
3. Na hora de adicionar o leite, coloque quente
Segundo o professor do Senac, todos os ingredientes da receita devem ser adicionados na temperatura do arroz, ou seja, quente. Para não gerar choque térmico no arroz e modifica a estrutura do amido, fazendo com que ele não seja liberado para o líquido com mais facilidade. Por isso, o mais adequado é esquentar os ingredientes ou deixá-los na temperatura ambiente.
Você viu?
4. Leite condensado: sim ou não?
Para Cesar, o leite condensado é algo cultural no Brasil. Além de adoçar, ele é indispensável para muitas pessoas, por isso, pode usar tranquilamente, só tome cuidado para não ficar muito doce.
Leia também: Aprenda a fazer 10 pratos típicos de festa junina
Se você não gosta, ele indica utilizar apenas o leite e açúcar. Se quiser inovar, a ideia é fazer uma mistura de fazer caramelo e misturar com o leite na hora de finalizar.
5. E a canela?
Por ser um ingrediente forte, o indicado é utilizar apenas na finalização do prato, não durante o preparo, pois pode acabar com o sabor do prato. Uma dica que Cesar dá é de utilizar a canela em pau quebrada para decorar e finalizar.
6. O arroz doce é aberto a inovações
Cesar lembra que todo prato pode ser inovado, inclusive o arroz doce. Se você é vegano, pode substituir o leite convencional por leite de castanhas que o resultado é o mesmo. Outra inspiração é o uso do leite de coco ao invés do leite condensado, que dá um sabor diferenciado para a receita.
Outra ideia é adicionar uma casca de laranja durante o cozimento do arroz, para dar um sabor cítrico para a receita. Palmirinha também dá a dica: utilize raspas de limão no cozimento, segundo a cozinheira, fica uma delícia.
Receitas de arroz doce
Anotou as dicas? Então escolha a receita de arroz doce perfeita para colocar tudo em prática:
Série "Não Erre"
As dicas de como fazer arroz doce fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas , o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: