É hora de tirar a camisa xadrez do armário e preparar os pratos típicos de festa junina! Quentão, pé de moleque, bolo de milho e cocada... Há uma infinidade de possibilidades para o cardápio de um dos eventos mais tradicionais do país.

Leia também: 5 receitas que representam o Brasil mais do que futebol e samba

Os pratos típicos de festa junina costumam ter como base o arroz, milho e amendoim
shutterstock
Os pratos típicos de festa junina costumam ter como base o arroz, milho e amendoim

De acordo com Leornardo Gatto, chef especialista em cozinha brasileira, as opções de receitas para a data são vastas e mudam de acordo com cada região no Brasil. No entanto, os pratos típicos de festa junina , aqueles mais tradicionais, costumam ter uma base parecida feita com ingredientes tipicamente brasileiros.

“Basicamente as receitas mais tradicionais são feitas a base de milho, amendoim e arroz”, completa em entrevista ao iG Receitas . Para te ajudar a planejar um arraial "raiz", listamos 10 receitas de pratos doces, salgados e bebidas que geralmente são encontrados na festa de São João .

Confira as receitas de festa junina :

1. Bolo de milho

Bolo de milho é um dos pratos tipicamente brasileiros encontrados nas festas juninas do país. Confira o passo a passo de como preparar o bolo .

2. Pamonha

A pamonha é um dos pratos típicos de festa junina
Arquivo iG
A pamonha é um dos pratos típicos de festa junina

A pamonha pode ser um prato doce ou salgado, fica ao seu critério escolher qual combina mais com o cardápio da festa.

3. Arroz doce

O arroz doce também é um prato do cardápio de festa junina. Para dar um toque especial é possível colocar uma pitada de canela. Veja a receita completa .

4. Vinho quente

Nada melhor do que um vinho quente para esquentar no friozinho de julho. A bebida é docinha, leva 60 minutos para ficar pronta e rende oito porções. Veja o passo a passo completo .

5. Pipoca doce

É quase impossível pensar em festa junina e não vir a imagem de um saquinho de pipoca à mente. Selecionamos uma receita de pipoca doce para o seu arraial.  Veja o passo a passo.

6. Canjica com leite

A receita de canjica leva leite, canela e cravo-da-índia. Leva 60 minutos para ficar pronta e rende seis porções. Veja a receita completa .

7. Pé de moleque

O pé de moleque é um dos doces mais tradicionais de festa junina. Com muito açúcar e castanhas, é uma ótima sobremesa. Veja o passo a passo do prato .

8. Cocada branca

A cocada branca é um dos pratos mais simples de ser feito, já que leva apenas coco fresco, açúcar e água. Confira  a receita completa .

9. Quentão

Outra bebida típica de festa junina é o quentão. O clássico é feito com aguardente, gengibre, açúcar e cravo. Veja como preparar .

10. Milho cozido

Fácil e simples de fazer, o milho cozido também é uma dos  pratos típicos de festa junina . Confira a receita completa .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!