Coxinha, pão de queijo, feijoada... Várias comidas resumem bem a cultura brasileira, que tem sido protagonista de uma série de memes que estouraram na internet. Pensando nisso, resolvemos listar algumas receitas nacionais, que fazem com que a gente se sinta em casa - muito mais do que futebol e samba.

Receitas que representam o Brasil mais do que futebol e samba, resumindo bem a cultura nacional
shutterstock
Receitas que representam o Brasil mais do que futebol e samba, resumindo bem a cultura nacional

Leia também: 6 receitas de micro-ondas que podem "salvar sua vida" na cozinha

Para quem não está entendendo, recentemente as redes sociais ficaram agitadas com montagens referentes a coisas que representam o Brasil mais do que futebol e samba. O meme consiste, basicamente, em enfatizar alguma coisa que está muito enraizada no dia a dia do brasileiro, como receitas clássicas - como arroz, feijão e bife - ou hábitos nacionais - como o de levar embora da festa de aniversário aquele pedaço de bolo no prato descartável.




A ideia é destacar as coisas simples e comuns no nosso cotidiano, e mostrar ao mundo como é, de fato, a cultura brasileira. 

Leia também: Como fazer macarrão? 6 dicas para você não errar nunca mais

Receitas que representam o Brasil mais do que futebol e samba

Para entrar na onda, nós, do  iG Receitas,  resolvemos fazer a nossa própria versão e trazer à tona cinco pratos que representam fortemente os costumes verde e amarelo, apostando na simplicidade, mas sem deixar de lado o sabor forte da nossa gastronomia.

Feijoada da tia Surica

Para começar, um dos alimentos que resume bem a gastronomia brasileira: a feijoada . É tão querida, que ganhou até apelido. A feijuca, como também é conhecida, vai muito bem com uma boa caipirinha (outro clássico brasileiro). Veja a receita .

Bolinho de chuva do armazém da dona Lucinha

Não há quem resista a um bolinho de chuva quentinho, ainda mais em meses mais frios. É super simples e rápido de fazer e, por isso, conquista todo mundo. O bolinho do armazém da dona Lucinha é mineiro e conta com poucos ingredientes. Veja o passo a passo .

Pão de queijo da vovó

Quentinho, gostoso e muito tradicional, esse é o pão de queijo - um dos pratos mais brasileiros que existem. A receita normalmente é passada de geração em geração, como o caso do pão de queijo da vovó, desenvolvido pela Basília Maria Augusta Chaves. Veja o passo a passo e aprenda a fazer na sua casa.

Coxinha de frango

No boteco, na padaria, nos aniversários... A coxinha é uma brasileira nata, e é uma comida muito amada entre nós. Confira a  receita completa da coxinha de frango, que rende 35 porções.

Brigadeiro de colher


Leia também: Feijão e mais! Como fazer receitas clássicas sem usar a panela de pressão

Quanto às receitas doces, o queridinho dos brasileiros é o brigadeiro. Não aquele gourmet, envolvendo champagne ou chá verde, mas sim o brigadeiro tradicional mesmo, saboroso e simples.  Confira a nossa receita de brigadeiro de colher, que fica pronto em 45 minutos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!