O bolinho serve quatro pessoas e é um deleite
Reprodução
O bolinho serve quatro pessoas e é um deleite


Quem não gosta de doce de leite ? Na hora que bate aquela vontade de comer uma sobremesa gostosinha e rápida, que tal investir nesta receita de bolo quente com doce de leite da Panelinha da Rita Lobo? A receita rende quatro porções e é uma delícia. 


Além de ser rápida - demora apenas 15 minutos no forno, ela lembra um petit gateau, só que de doce de leite! Ao romper a tampa do bolinho, há uma calda cremosa de doce de leite. Só fique atento ao tempo de forno: se ficar mais do que o necessário, você pode perder a calda interior.

Você viu?

Ingredientes:

  • ¾ de xícara (chá) de doce de leite (200 g)
  • 2 ovos
  • 50 g de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar os ramequins
  • açúcar de confeiteiro ou cacau em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga quatro ramequins 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.
Numa tigela média, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 1 minuto para derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem com uma espátula até ficar liso.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao doce de leite. Acrescente uma pitada de sal e misture bem. Acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com a espátula para incorporar.

Divida a massa de bolo nos ramequins e coloque numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Atenção para o ponto: o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito: nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado.

Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela: você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às características, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar.
Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó e sirva imediatamente.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários