Já não é segredo que o doce de leite é um dos favoritos entre os brasileiros. O doce pode ser consumido puro ou em diversas outras receitas onde ele é usado como recheio, cobertura ou um acompanhamento.
Leia também: 3 receitas de dadinhos de tapioca e sugestões de molhos para acompanhar
Apesar de utilizar poucos ingredientes - leite e açúcar na versão tradicional e uma lata de leite condensado na receita feita na panela de pressão -, há alguns truques para acertar no preparo e deixar o doce de leite na textura certa e no ponto ideal para sua receita.
Para te ajudar, o iG Receitas conversou com a chef Cris Goulart, que separou 5 dicas para acertar no preparo do doce em casa.
1. Método tradicional ou leite condensado na panela de pressão?
Para começar, a escolha do modo de preparo do doce de leite é fundamental. Quem busca algo prático vai preferir cozinhar leite condensado na panela de pressão (veja mais detalhes desse preparo abaixo). Já a versão considerada tradicional é uma mistura de leite e açúcar cozida no fogo e exige mais paciência.
Segundo Cris, o sabor das receitas é semelhante, o que muda é o aspecto final. "Quando o doce de leite é feito artesanalmente, você consegue dar o tom da cor e da densidade'', fala a chef.
2. Como fazer doce de leite na versão tradicional
A versão tradicional do doce de leite pode parecer trabalhosa, mas é a preferida por quem quer variar no ponto, obtendo um doce mais cremoso ou mais consistente. Isso vai depender do tempo de cozimento.
A receita leva leite e açúcar e exige paciência, por pode levar cerca de uma hora e meia para ficar pronta.
3. Escolha do leite é fundamental
Para o melhor resultado no preparo da receita, Cris recomenda que o leite escolhido seja o leite integral fresco, nada de leite industrializado! ''Não adianta tentar fazer o doce com leite tetra pack, o resultado vai ser muito frustrante'', alerta a chef.
Leia também: Versões de um clássico: aprenda 5 receitas do bolo de banana
4. Dica de ouro: mexa sempre!
''O maior erro que pode cometer é esquecer a panela no fogo sem mexer'', diz Cris. Se fizer isso, o doce de leite pode queimar no fundo da panela. ''Ele vai grudar no fundo e se isso acontecer, o gosto do queimado impregna em sua sobremesa, ou até ficam pequenos pedaços de queimado, descaracterizando sua aparência e seu sabor", avisa a chef.
5. E como fazer doce de leite na panela de pressão?
Caso o cozinheiro não queira ter tanto trabalho, a receita ainda pode ser feita de uma maneira bem simples, usando apenas leite condensado e uma panela de pressão.
Nesse caso, basta colocar uma lata de leite condensado , sem o rótulo de papel, na panela de pressão e cobrir com água até a lata ficar completamente submersa. O tempo de cozimento varia dependendo do ponto de preferência do cozinheiro. ''Quando feito por cerca de 40 minutos, o doce de leite fica mais clarinho, mas se cozinhar por mais de uma hora ele fica num tom mais café com leite'', explica Cris.
Leia também: Pudim, cheesecake e mais: 5 receitas de "Romeu e Julieta" para adoçar seu dia
Além das latinhas, as caixinhas de leite condensado também podem ser usadas na receita. ''É só embrulhar a caixa no papel alumínio e colocar na panela com 4 dedos de água acima dela'', orienta a chef.
Bônus: qual é a melhor maneira de armazenar o doce de leite? E por quanto tempo?
Já que a receita tradicional do doce de leite não leva nenhum tipo de conservante, não é recomendado guardar a iguaria por muito tempo. "Doces costumam durar bastante tempo, o açúcar é um conservante natural, mas creio que sem conservantes, não indicaria guardar mais que um mês na geladeira", afirma a especialista em culinária.
Série “Não erre”
As dicas de como fazer doce de leite
são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas . São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: