O petit gateau, apesar de parecer difícil, é simples e delicioso
Arquivo iG
O petit gateau, apesar de parecer difícil, é simples e delicioso


Criado nos Estados Unidos (mas com nome francês), o petit gateau foi trazido ao Brasil pelo chef Érick Jacquin e conquistou o país. Com preparação simples, o bolinho foi criado por conta de um erro: forno muito quente e pouco tempo assando, deixando uma camada de bolo pronto e massa crua no meio, como uma calda. 


Para fazer o petit gateau em casa sem errar na receita conversamos com o chef Melchior Neto. A seguir ele dá dicas que vão desde a escolha do chocolate até o tempo de forno para fazer o seu bolinho brilhar.

Qual o melhor tipo de chocolate para o petit gateau?

Tradicionalmente o petit gateau é feito com chocolate amargo, mas Melchior diz que pode ser feito com qualquer tipo. "O importante é ser um chocolate de qualidade, já que ele vai definir o sabor do petit gateau. O tradicional é feito com o chocolate meio amargo, ele possui menos açúcar e garante o sabor marcante na receita sem deixar enjoativo", afirma.

Mudar a ordem dos ingredientes faz o petit gateau desandar?

A ordem não altera muito o resultado, diferente de bolos e tortas. "O principal cuidado na hora do preparo é esperar o chocolate esfriar antes de acrescentar os ovos. Se a mistura estiver quente vira uma omelete e aí não tem como salvar a receita", alerta o chef.

O ideal então é derreter o chocolate em um recipiente e em outro fazer a mistura do restante dos ingredientes. "Quando o chocolate estiver de morno pra frio é só incorporar e colocar os bolinhos para assar", aponta.

Qual a forma correta para o petit gateau?

Há diversas formas de bolo e você pode escolher o que preferir, mas lembre-se que para ficar com um resultado melhor, pegue as pequeninas. "Existem diversos tipos de formas para petit gateau, então você pode escolher a que achar mais interessante e caprichar na hora de untar para garantir que seu bolinho saia inteiro", diz

Qual o tempo correto de preparo?

Melchior aponta que você deve colocar um pouco na geladeira antes de colocar no forno. "É importante deixar a massa descansar por pelo menos 20 minutos na geladeira antes de colocar para assar, depois desse descanso o tempo no forno varia de 8 a 12 minutos", diz.

Qual a temperatura ideal para deixar o petit gateau bem cremosinho?

A regra é clara: temperatura alta e pouco tempo de forno. "O tempo vai variar de acordo com o forno, a média é de 8 minutos em temperatura alta. A dica aqui é fazer um teste, coloque pra assar por 7 minutos e abra o bolinho. Se estiver muito mole precisa de mais tempo no forno. Se abrir e escorrer o creme na textura correta pode colocar o restante para assar por esse período que vai ser sucesso!", afirma.

Qual o ponto do petit gateau?

Para ter aquela cremosidade, é preciso prestar atenção em algumas características. "O petit gateau é um bolo malpassado, ou seja, ele precisa ter a camada macia de bolo cozido, mas o centro deve ficar cremoso. Por isso é importante ficar atento à temperatura e o tempo de forno. 

Receitas de Petit Gateau

Anotou as dicas? Então confira algumas receitas deliciosas de petit gateu.

"Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do petit gateau fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!