Clássica de  qualquer churrasco ou festa de aniversário de dia, a salada de batata ou maionese de batata é uma ótima opção de guarnição e acompanha muito bem carnes assadas.

maionese
shutterstock
A salada de batata traz frescor a pratos com carnes mais fortes e suculentas


Mas que tal dar uma evoluída na receita clássica e fazer a salada de maionese com batata perfeita? Você não precisa de muitos ingredientes, mas vai fazer sucesso com uma receita mais caseira e gourmet!


Comece pela maionese

maionese
shutterstock
O óleo é o ingrediente que determina a textura da maionese. Quanto mais óleo, mais espessa ela fica


Você até pode utilizar uma maionese comprada no mercado, mas sabia que é possível fazer a própria com 2 ingredientes? Sim! Com apenas óleo e ovos, você pode fazer a sua própria maionese e temperar como preferir. 

Com um liquidificador, bata as gemas enquanto despeja o óleo aos poucos, até dar o ponto de maionese. Você pode adicionar mostarda, bacon e o que preferir para dar um sabor diferente na maionese.

Para a salada, batata bolinha!

batata
Michel Teo Sin
A batata bolinha pode ser cortada ou amassada


A batata bolinha cozinha mais rápido e fica mais bonita no prato. Você pode cozinhar ou colocá-las no forno com especiarias, o ideal é esperar o ponto, que é quando as batatas estão macias por dentro. Uma dica é espetar o garfo e analisar se ele sai suavemente da batata.

Monte a salada!

batata
Divulgação
Montar a salada vai do seu gosto!


Para montar, você mistura a maionese, as batatas e os ingredientes que preferir. Uma dica é utilizar ervas frescas como cebolinha, tomilho, dill e salsinha para dar mais sabor e cor ao prato. E para um sabor mais forte, misture à maionese um pouco de mostarda dijon!

    Veja Também

      Mostrar mais