Com diversas franquias de restaurantes e lanchonetes entregando seus lanches apenas por delivery, aderindo medidas de isolamento social para diminuir o avanço do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil, ficou um pouco mais difícil de comer um bom hambúrguer.

Leia também: De bolo a carne de panela: 5 receitas para fazer em casa com cenouras

Apesar de ser um lanche simples, existem diversos passos para fazer um hambúrguer perfeito
shutterstock
Apesar de ser um lanche simples, existem diversos passos para fazer um hambúrguer perfeito

Para conseguir matar a vontade, uma boa alternativa é fazer o hambúrguer em casa, podendo montar o lanche da maneira que preferir. Para isso, o  iG Receitas  conversou com Rodrigo Arjonas, sócio-fundador da hamburgueria Busger, e traz uma série de dicas, desde a escolha da carne até qual o melhor pão para o lanche.

Carne moída ou ''hambúrguer de caixa'' ?

Para o sócio-fundador do Busger, o hambúrguer de carne moída é a melhor opção para o lanche
shutterstock
Para o sócio-fundador do Busger, o hambúrguer de carne moída é a melhor opção para o lanche

Facilmente achado nas geladeiras de supermercados, o hambúrguer de caixa é uma versão mais barata, rápida e industrializada do tradicional hambúrguer. Apesar da facilidade no seu preparo, Rodrigo recomenda o uso da carne moída ao invés do congelado.

''Indiscutivelmente a carne moída na hora é a melhor escolha na hora de preparar um burger rico em sabor e suculência'', diz Rodrigo. ''O hambúrguer congelado, encontrado nos supermercados tende a perder um pouco essas características desejadas''.

Qual é o melhor corte de carne para o hambúrguer?

Um corte mais usado em churrascos, a picanha também pode ser uma boa opção de corte para o hambúrguer
Tricia Vieira
Um corte mais usado em churrascos, a picanha também pode ser uma boa opção de corte para o hambúrguer

Picanha, fraldinha, contrafilé... Existem diversas opções na qual o cozinheiro pode escolher na hora de selecionar a carne desejada para o hambúrguer, mas para o sócio-fundador do Busger a escolha deve ser equilibrada.

''No caso dos nossos hambúrgueres, chegamos a um equilíbrio combinando cortes traseiros e dianteiros do boi'', explica Rodrigo. ''Ao usar cortes da parte traseira do boi, o hambúrguer pode ficar muito gordo, já se a escolha for apenas a parte dianteira, o hambúrguer acaba ficando muito magro'', continua.

''No meu ponto de vista, o equilíbrio ao combinar os cortes proporciona um resultado interessante e equilibrado, mas essa é uma questão muito relativa. Vai mesmo do gosto, paladar e preferência de cada um'', finaliza.

Atenção para a porcentagem de gordura na carne escolhida!

Tópico muito discutido entre os maiores entusiastas do lanche , a quantidade de gordura presente na carne pode alterar totalmente o sabor do hambúrguer. ''Quanto mais gordura você tiver na composição do hambúrguer, mais sabor você terá como resultado. Porém, quanto mais gordura, menor será o teor de saudabilidade, então é importante dosar tudo isso", ensina Rodrigo.

O especialista também alerta que, quanto menos gordura a carne tiver, mais seco tende a ficar o hambúrguer, tornando a escolha da carne um fator essencial para fazer um bom lanche. ''Tudo é questão de gosto e preferência e não aconselho exagerar no nível de gordura da carne, que deve ser de, no máximo, 30%'', finaliza o sócio-fundador da Busger.

Leia também: Bolo, pavê e mais: ideias de sobremesa com frutas enlatadas

Na churrasqueira, na chapa ou na frigideira?

Para o sócio-fundador do Busger, a churrasqueira a gás é a melhor opção na hora de cozinhar as fatias do hambúrguer
Shutterstock
Para o sócio-fundador do Busger, a churrasqueira a gás é a melhor opção na hora de cozinhar as fatias do hambúrguer

Depois de escolher a carne desejada para o lanche, está na hora de cozinha-la! Churrasqueira, frigideira e a chapa são três das opções mais usadas na hora de cozinhar o hambúrguer, mas qual seria a melhor delas?

''A churrasqueira a gás, no meu ponto de vista, é o ideal'', diz Rodrigo. "Frigideira torna o hambúrguer muito caseiro e aí perde-se o parâmetro, a chapa acaba resultando em um hambúrguer com quase nenhuma defumação, então, também não recomendo especialmente no caso de um hambúrguer mais grosso'', explica.

''Diferente da churrasqueira convencional, a churrasqueira a gás é o ideal porque é fácil de trabalhar e simples para controlar a temperatura'', finaliza Rodrigo.

Você viu?

Qual é o melhor ponto para um hambúrguer?

Bem-passado, ao ponto e mal passado também são pontos a ser considerados na hora de fazer um hambúrguer, e a escolha vai da preferência do cozinheiro.

''É uma questão de preferência. Eu prefiro o ponto menos, que fica entre o mal passado e ao ponto'', compartilha Rodrigo. '' O ponto tem que ser rosa, mas não um rosado leve, é um rosa puxado para o vermelho mesmo. Assim, quanto mais você come, mais macia estará a carne e mais derretido estará o hambúrguer'', completa.

Qual o erro mais comum na hora de fazer o hambúrguer?

De acordo com Rodrigo Arjonas, o erro mais comum na hora de fazer o hambúrguer é o ponto da carne. ''É muito difícil acertar, mas não por conta da técnica, e sim porque muitas pessoas esperam que o ponto seja o mesmo que é servido nas redes de fast food'', explica.

Leia também: Frita, assada ou cozida: saiba como fazer a batata perfeita

Com gergilim, brioche e pão francês: Qual usar?

Depois da carne está na hora de falar sobre os demais ingredientes do lanche. O pão é um dos ingredientes mais importantes na hora de montar o hambúrguer, existe uma grande variedade de pães que podem ser usados na hora de montar o lanche, desde o pão de hambúrguer com gergilim, até o brioche.

''O pão tem que ser suave, macio e leve o suficiente para destacar o sabor da carne'', indica. Apesar da grande variedade de pães que podem ser usados na hora de montar o lanche, nem todos podem proporcionar um bom resultado. ''O pão francês, por exemplo, não é o mais adequado para consumir com hambúrguer, mas sim com um churrasco ou choripan, por exemplo'', alerta Rodrigo.

Qual é o melhor queijo para o hambúrguer?

A escolha depende do gosto do cozinheiro, que pode explorar uma grande variedade de queijos para compor o hambúrguer
shutterstock
A escolha depende do gosto do cozinheiro, que pode explorar uma grande variedade de queijos para compor o hambúrguer

Existem diversos tipos de queijo que podem ser usados no hambúrguer, mas Rodrigo tem a sua preferência. ''Com certeza a mussarela não!'', exclama. ''Não acho boa para hambúrguer. Fico entre o cheddar e o queijo prato, pois acredito que são dois queijos perfeitos'', explica.

Se o cozinheiro preferir, queijos processados também podem fazer parte do hambúrguer. ''Pode ser o processado, sem nenhum problema! O queijo prato, sem ser o processado, é mais interessante, porque ele fica aquele queijo bem parecido com o bauru, bem derretido'', completa Rodrigo.

Quais são as melhores verduras para acompanhar o hambúrguer?

Apesar de alface e tomate servirem muito bem um hambúrguer, existem outras opções que o cozinheiro pode usar para inovar ainda mais no seu lanche
Divulgação
Apesar de alface e tomate servirem muito bem um hambúrguer, existem outras opções que o cozinheiro pode usar para inovar ainda mais no seu lanche

Para o cozinheiro que quer diferenciar um pouco, e deixar os tradicionais tomates e alfaces de lado, o sócio-fundador da Busger indica algumas opções. ''O agrião também é uma boa pedida no preparo do burger especialmente se combinado com uma cebola caramelizada, pois além do aroma diferente, essa combinação permite fugir do X-salada tradicional'', indica.

Leia também: Receitas para crianças: veja 5 versões saudáveis de receitas clássicas

Como devo montar o hambúrguer?

De acordo com Rodrigo, sócio-fundador da hamburgueria Busger, as verduras devem fica acima do hambúrguer, sem correr o risco delas ficarem úmidas por conta da carne
Reprodução/Busger
De acordo com Rodrigo, sócio-fundador da hamburgueria Busger, as verduras devem fica acima do hambúrguer, sem correr o risco delas ficarem úmidas por conta da carne

Depois que todos os ingredientes estão prontos, basta montar o hambúrguer ! E para obter o melhor sabor, Rodrigo ensina como montar o lanche.

''Recomendo usar uma porção equilibrada de maionese, uma vez que o exagero pode deixar o pão molhado'' ensina. ''E não deixe as folhas por baixo, porque desta forma você coloca peso para baixo do pão, além de deixar as folhas muito úmidas'', explica. Para Rodrigo, a montagem ideal de um lanche consiste em: pão, pouco molho, carne, queijo, verduras e, por fim, a outra fatia do pão.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo de batatas fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!