A batata é um dos acompanhamentos mais versáteis de todos, podendo ser frita, assada, cozida, gratinada e muito mais! Além de saborosa e rica em vitaminas e nutrientes, é um alimento leve e que combina com diversos tipos de proteína, tanto vegetal como animal.

chef, batata arrow-options
Michel Teo Sin
O Chef Heiko Grabolle traz dicas sobre como fazer as batatas da melhor forma

O chef oficial da Oktoberfest de Blumenau, Heiko Grabolle, conta ao iG Receitas as melhores dicas para você que não quer errar no preparo da batata! Heiko pontua que apesar de ser um alimento rico na variedade, a batata “ocupa pouco espaço no Brasil, mas tem um ótimo potencial para novas receitas ”.


Invista em novos tipos de batata

batata arrow-options
Pixabay/stanbalik
Variar no tipo da batata faz pratos ficarem ainda mais incríveis


Segundo Heiko, a batata mais vendida no Brasil é a batata inglesa , mas no mercado há mais de 250 batatas disponíveis. A favorita do chef é o tipo rosa, também chamada de Asterix . “Mais consistente, cremosa e é ótima para nhoques, por exemplo”, diz Heiko.

Há também outros tipos sendo vendidos no Brasil com menos oferta, como Bartina,Bintje, Désirée e Kondor, que fazem uma boa diferença nos pratos.


Ao fritar, cuidado com a água!

batata frita arrow-options
Edu Cesar/Fotoarena
Para deixar a batata crocante, é necessário um pré-preparo


A batata tem muita água e celulose, então, se você apenas cortar e jogar a batata no óleo, ela pode murchar. Heiko indica fazer um pré-cozimento da batata, para quebrar a celulose e poder fritar a batata tanto por dentro quanto por fora. 

Leia também: Como fazer batata frita na airfryer? Culinarista dá dicas para preparar o prato


Para assar, há algumas técnicas

batata assada arrow-options
Pixabay/moerschy
A batata assada deve ser cortada em partes iguais


Na hora de assar, a batata tem que ter um tamanho padrão, seja cortada pela metade, em fatias ou até com um estilo, como em cubos ou julienne. Com isso, o tempo de forno vai garantir que todos os pedaços assem por igual.

Se a receita pedir a batata inteira, vale uma dica. "O melhor é ir com um papel alumínio em temperatura baixa no forno”, ensina o especialista.

Leia também: Aprenda a fazer batata rústica


Vai cozinhar a batata? Comece com a água fria!

purê arrow-options
shutterstock
A batata fica mais cremosa ao ser cozida na água fria


Ao fazer um purê , o chef recomenda colocar a batata direto na água fria, pois assim a temperatura da água e da batata sobem em conjunto, porque “a batata cozinha por dentro mais facilmente, o amido se fecha por fora e assim o purê pode ficar mais cremoso”.


Melhores temperos para batatas

temperos arrow-options
Michel Teo Sin
A batata tem o tipo certo de tempero para elevar o sabor


Não deixe a sua batata ficar sem graça! Apenas jogar sal não resolve o sabor, então o chef Heiko dá a dica dos melhores temperos na hora de preparar a tão amada batata:

  • Pimenta-do-reino
  • Cravo
  • Páprica doce
  • Noz moscada
  • Tomilho
  • Folha de louro
  • Cominho

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo de batatas fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 



    Veja Também

      Mostrar mais