A fritadeira elétrica está há um bom tempo no mercado brasileiro, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o produto e como usá-lo da maneira correta. O iG Receitas , todas as quintas-feiras, apresenta sugestões para facilitar o preparo de alimentos e uso de utensílios, e agora vamos dar dicas de como usar airfryer sem erros.
Leia também: Frango empanado, chips e mais: 7 receitas para fazer na airfryer
Paola Preusse, nutricionista e parceira da Philips Walita do Brasil, destaca que o erro mais comum que as pessoas cometem é colocar os alimentos de uma vez ou pôr um em cima do outro. "Isso não permite que eles fiquem 'fritos' uniformemente. O segredo é cozinhar os alimentos aos poucos", diz a profissional sobre como usar airfryer .
Como fazer carnes, frangos e peixes na airfryer
A nutricionista explica que usar fatias mais grossas de bifes e filés proporciona que eles não fiquem secos. No caso de peixes e frangos, a orientação é não sobrepor os alimentos. "Se for fazer peixe na grelha, melhor utilizar postas ao invés de filés", indica Paola.
Leia também: Panela de arroz, airfryer e mais: eletrodomésticos que são aliados na cozinha
E os legumes? Como preparar?
"A dica é colocar legumes que demoram mais ou menos o mesmo tempo para ficarem prontos. Por exemplo: abobrinha é mais rápida de se cozinhar, já a batata não. Então, cozinhe um pouco a batata antes de levá-la junto com abobrinha na airfryer", esclarece ela.
Pastel e batata frita na aiyfryer
Paola Preusse enfatiza que o pastel e a batata frita na airfryer ficam "incríveis". "A batata frita pode ser estilo 'rústica' e pode ser pré-cozida ou não. O segredo, mais uma vez, é não colocar uma grande porção. Seguindo essa dica, o pastel e a batata frita ficam perfeitos", afirma.
Preciso pré-aquecer a airfryer antes de usar?
A necessidade de pré-aquecer ou não o produto depende da receita a ser feita, mas a nutricionista pontua que isso não faz mal algum. "Normalmente, uns cinco minutinhos a 200ºC é suficiente, pois é o tempo de finalizar o pré-preparo da receita", salienta.
Além disso, é importante ajustar a temperatura de acordo com o prato e misturar ao menos uma vez "no meio do tempo" programado para a iguaria ficar pronta, com o objetivo de evitar que o alimento não cozinhe por inteiro. Ao manusear o eletro, é fundamental ter cuidado para não se queimar.
As vantagens do produto
A fritadeira elétrica , conforme diz Paola, dispensa o uso de óleo ou azeite por conter tecnologia que "acelera o ar quente" e frita os alimentos ao se chocar com eles. Além disso, ela destaca a versatilidade do produto, que pode ser usado para fazer até de doces.
Leia também: Fazer alimentos em uma air fryer é melhor do que fritar?
"Possibilita que desde batata frita a churros possam ser preparados nela, sem perder o sabor e crocância dos alimentos. Podemos usar e abusar da criatividade, adaptando as receitas com o tempo e temperatura ideais", diz.
Outro benefício de saber como usar a airfryer é ter mais rapidez e praticidade no momento de cozinhar e preparar pratos mais saudáveis – uma vez que não usa fritura de imersão, sem perder o sabor.