Para ajudar quem quer se aventurar na cozinha, toda quinta-feira publicamos dicas de como preparar pratos do dia a dia, como arroz, feijão, macarrão e outros. Nesta semana, vamos ensinar como fazer farofa, um dos acompanhamentos mais tradicionais da culinária brasileira.

Leia também: Como fazer arroz? 4 dicas para você nunca mais errar

A quantidade de gordura e os ingredientes escolhidos determinam se a farofa será mais sequinha ou úmida
shutterstock
A quantidade de gordura e os ingredientes escolhidos determinam se a farofa será mais sequinha ou úmida

A receita é rápida e fácil de ser executada, mas dominar algumas técnicas vai te ajudar a conseguir o ponto ideal. Para saber como fazer farofa , conversamos com Miriam Chagas, culinarista e Receitas Nestlé. Segundo ela, o segredo para uma boa farofa está na escolha dos ingredientes e no tempo de cozimento.

“É importante prestar atenção durante todo o cozimento, principalmente quando estiver fazendo a farofa mais sequinha, com menos gordura”, alerta. Miriam ensina que primeiro deve-se refogar todos os ingredientes e depois adicionar a farinha, misturando apenas para agregar tudo. “Ela pode ficar morna, não precisa deixar tostar demais”, completa. Se esquentar muito, pode queimar e perder toda a receita.

Você viu?

Se você prefere mais úmida, a culinarista diz que é preciso colocar mais gordura (óleo, azeite ou o que está acostumado a usar) na hora de refogar. “Quanto mais gordura, mais úmida a farofa vai ficar. Outro ponto fundamental para deixar são os ingredientes escolhidos: tomate, cebola, cenoura etc. Já bacon, linguiça e ovo costumam deixar ela mais sequinha”, diz.

Qual farinha e ingredientes escolher?

A farofa mais comum é preparada com farinha de mandioca, mas também é possível usar de milho, panko ou até pão
shutterstock
A farofa mais comum é preparada com farinha de mandioca, mas também é possível usar de milho, panko ou até pão

Miriam diz que a farofa mais comum é feita com a farinha de mandioca (crua), ovo, cebola e bacon ou linguiça. No entanto, muita gente gosta de usar outros tipos de farinha e ingredientes Por isso, a culinarista reforça que não há certo ou errado na hora de escolher os itens. “A melhor farofa é aquela que é feita com seus ingredientes preferidos”, fala.

Além da farinha de mandioca crua, é possível usar farinha de milho, panko, tostada ou flocada. Para quem quer aproveitar o que tem em casa, vale usar pão francês amanhecido torrado e ralado no lugar da farinha ou até mesmo biscoito salgado triturado.

Leia também: Dúvidas sobre como fazer feijão? 5 dicas para não errar nunca mais no preparo

7 receitas para quem quer incrementar a farofa

A culinarista diz que não há certo ou errado na hora de escolher os ingredientes da farofa
Divulgação/Receitas Nestlé
A culinarista diz que não há certo ou errado na hora de escolher os ingredientes da farofa

Como Miriam diz, a escolha dos ingredientes da farofa é bem livre e pode variar de acordo com o seu gosto. Então, por que não inovar na hora de preparar o prato? Listamos cinco  receitas de farofa com ingredientes que fogem do comum e que pode deixar a refeição com um gostinho especial. Veja:

  1. Farofa de cogumelo shitake
  2. Farofa com melaço
  3. Farofa panko com frutas secas e amêndoas
  4. Farofa de erva-mate
  5. Farofa de palmito pupunha

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!