O charutinho geralmente é associado à comida Síria
ou de outros países do Oriente Médio. Entretanto, ele nasceu na Grécia e esta versão sem ingredientes de origem animal usa folha de couve manteiga - mas as versões originais são feitas com folha de uva, repolho
ou acelga. Para um almoço ou jantar, a nutricionista Alice Cristina Coca ensina esta versão vegetariana
que usa proteína de soja no lugar da carne.
Ingredientes
- 500g de proteína texturizada de soja
- 1 maço de couve-manteiga
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão verde
- 3 dentes de alho triturados
- 1 cebola pequena em cubos
- ½ xícara de chá de salsinha picada
- 2 tomates picados
- Sal e pimenta a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Coloque a proteína de soja em uma panela com água quente para hidratar por 1 hora, depois escorra a água, lave com água fria e esprema o excesso de água. Para fazer o recheio, refogue o alho, a cebola e os pimentões em uma panela com um fio de azeite. Em seguida, adicione a proteína texturizada de soja hidratada e refogue com sal, pimenta ou outros temperos a gosto. Na sequência, adicione a salsinha e abafe até ficar pronto.
Escalde as folhas de couve em água fervente por cerca de 2 minutos. Retire, passe na água fria e elimine a parte mais grossa do talo. Sobre cada folha coloque o equivalente a 30g (uma colher de sopa cheia) de recheio e enrole, formando um charutinho. Adicione o tomate e disponha os charutinhos lado a lado na panela, com a "emenda" da folha para baixo, para que não abra ao cozinhar. Dilua o caldo na água fervente e cubra os charutos. Tampe e cozinhe em fogo médio por cerca de 15 minutos. Está pronto para servir!