Apesar de ser muito comum em Portugal e na França, esse clássico das padarias tem a origem incerta. Tendo como principal característica suas folhas crocantes e simétricas de massa fina, intercaladas por camadas de um creme leve e aveludado. Essa sobremesa exige paciência e habilidade manual, mas o esforço vale muito a pena. Confira essas receitas diferentes de mil folhas para se aventurar na cozinha!
Receitas diferentes de mil folhas
Mil folhas de maracujá
Tempo:
1h
Rendimento:
4
Dificuldade:
fácil
Ingredientes
- 1 pacote de massa folhada (300g)
- Manteiga para untar
- Morangos fatiados para decorar
- Chocolate em pó e açúcar de confeiteiro para polvilhar
Recheio
- 1 lata de leite condensado
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 2 gemas
- 1 colher (café) de essência de baunilha
- 2 xícaras (chá) de morango picado
Ganache
- 200g de chocolate meio amargo derretido
- 1/2 caixa de creme de leite
Modo de preparo
Abra a massa folhada de acordo com as instruções da embalagem e corte em retângulos de 5cm X 10cm. Coloque, um ao lado do outro, em uma forma grande untada e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até folhar e dourar levemente. Retire e reserve. Para o recheio, leve o leite condensado, o leite, a maisena e as gemas ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Desligue, deixe esfriar e junte a essência e o morango e misture bem.
Para o ganache, misture o chocolate com o creme de leite. Para a montagem, coloque um retângulo de massa sobre um prato, faça uma camada de recheio e outra de massa. Repita mais uma camada de recheio e termine em massa. Regue com a ganache, decore com morangos e polvilhe com chocolate em pó e o açúcar de confeiteiro. Repita o procedimento com o restante dos ingredientes e sirva.
Você viu?
Mil folhas de baunilha
Tempo:
1h20 (+1h de geladeira)
Rendimento:
6 porções
Dificuldade:
fácil
Ingredientes
- 1 pacote de massa folhada (400g)
- Manteiga para untar
- Chantilly pronto para decorar
- Açúcar de confeiteiro para polvilhar
Recheio
- 1 lata de leite condensado
- 2 xícaras (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de maisena
- 2 gemas
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Geleia
- 4 xícaras (chá) de frutas vermelhas
- 4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo
Abra a massa folhada de acordo com as instruções da embalagem e corte em retângulos de 5cm X 10cm. Coloque, um ao lado do outro, em uma forma grande untada e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até folhar e dourar levemente. Retire e reserve. Para o recheio, leve o leite condensado, o leite, a maisena e as gemas ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Desligue, deixe esfriar, junte a essência e misture. Reserve.
Para a geleia, leve as frutas vermelhas e o açúcar ao fogo baixo até dissolver o açúcar e as frutas ficarem levemente desmanchadas. Desligue, deixe esfriar e reserve um pouco para decoração. Para a montagem, coloque um retângulo de massa sobre um prato, faça uma camada de recheio, um pouco da geleia e outra de massa. Repita mais uma camada de recheio e geleia e termine em massa. Decore a superfície com o chantilly com ajuda de um saco de confeiteiro e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Repita o procedimento com o restante dos ingredientes, fazendo mais doces e leve à geladeira por 1 hora. Retire, decore com o restante da geleia e sirva.