Uma cozinha bem equipada pode fazer a diferença quando o assunto é praticidade no dia a dia. Caso você esteja pensando em turbinar sua casa com eletrodomésticos modernos e que facilitem a vida, o Guia da Cozinha está aqui para ajudar.
Se deseja trocar aquele liquidificador antigo por um mixer ou comprar um dos dois mais não sabe qual escolher, essa matéria é para você. Confira as diferenças e usos para escolher o melhor produto!
Liquidificador
Queridinho da maioria dos brasileiros, o liquidificador é perfeito para os mais variados tipos de preparo. A grande vantagem é seu poder de fragmentação rápida, principalmente para alimentos mais sólidos, sendo essa uma das principais diferenças entre liquidificador e mixer.
Entretanto, se você está querendo deixar as receitas mais aeradas e fofas, por exemplo, o aparelho não é o mais apropriado, pois o processo de trituração não permite que criem ar e volume.
O objetivo do liquidificador é deixar a mistura encorpada. Se quiser triturar alguns alimentos sem necessariamente obter uma pasta, a função pulsar é uma excelente vantagem. Veja outras características importantes:
Você viu?
- Lâminas resistentes e muito afiadas;
- Tritura, pica, bate, processa e mistura diversos tipos de alimentos;
- Copos com grande capacidade interna em materiais como plástico, vidro e inox;
- Motor potente e várias velocidades.
Ideal para fazer: sucos, vitaminas, caldos, sopas, molhos, massas de torta, panqueca, bolo e pudim.
Mixer
Você é do tipo que não se arrisca muito na cozinha e só precisa de uma ajudinha de vez em quando? O mixer pode ser o seu melhor amigo!
O aparelho é mais adequado para tarefas que envolvam a aeragem, ou seja, o aumento do volume das misturas por meio da incorporação de ar. Também é excelente para preparo de molhos como o pesto ou, até mesmo, papinhas naturais. Não é indicado para tarefas mais árduas, como triturar ingredientes duros.
Sua principal vantagem é ser portátil e anatômico, perfeito para preparos rápidos, sem muita sujeira. Alguns modelos vêm com um fouet para bater claras em neve e outras massas leves. Saiba mais características importantes:
- Prepara pequenas porções em tempo recorde;
- Pode ser usado diretamente em copos, tigelas e panelas;
- Fácil manuseio e limpeza;
- Motor com rotação acelerada;
- Possui de uma a duas velocidades.
Ideal para fazer: sucos, molhos, purês, mousses e pudins.
E ai, gostou de saber as diferenças entre liquidificador e mixer? Então, compartilhe com a galera!
The post Liquidificador ou mixer? Entenda as diferenças e usos na cozinha appeared first on Guia da Cozinha .