Dezembro é o mês dos reencontros e das comemorações. São muitos almoços, confraternizações com os amigos, ceia de Natal em família e, para finalizar, aquela viagem entre o Natal e o Ano Novo com pouco sono, muita bebida alcoólica, pouca hidratação e uma alimentação nada saudável.
Com todos esses excessos, é compreensível se sentir culpado, cansado, inchado, sem energia e com ressaca, dor de cabeça e desconforto estomacal. Isso nos faz refletir sobre a importância de limpar e revitalizar o metabolismo, recarregando as energias para encarar o ano que está apenas começando.
Por isso, considerar uma "detox" (abreviação de "detoxificação"), um processo de desintoxicação, pode ser uma excelente escolha para restaurar e reequilibrar a saúde. Embora o corpo possua um sistema sofisticado de eliminação de toxinas, que envolve fígado, rins, trato gastrointestinal, pele e pulmões, otimizar esse processo natural é possível e benéfico. Algumas práticas simples podem ajudar. Confira:
Descansar e manter uma alimentação leve, detoxificante e nutritiva.
Abacaxi, maçã e couve-manteiga possuem enzimas que favorecem a drenagem de toxinas e auxiliam na desintoxicação realizada pelo fígado;
Garantir um sono de qualidade e em quantidade adequada é eficaz para apoiar o sistema natural de desintoxicação. Dormir permite que seu cérebro se reorganize, recarregue e remova subprodutos de resíduos tóxicos que se acumulam ao longo do dia;
Beber mais água é importante para regular a temperatura corporal, lubrifica as articulações, auxilia na digestão e na absorção de nutrientes, transporte e remoção dos resíduos através da micção, respiração ou suor;
Comer alimentos antioxidantes como frutas vermelhas, roxas, amarelas e vegetais verdes ajuda a proteger as células contra danos causados por radicais livres (RL) produzidos naturalmente pelo organismo. No entanto, o álcool, o tabaco, a má alimentação e o pouco sono aumentam a produção dos RL, levando ao estresse oxidativo;
Fazer exercícios ajuda o corpo a queimar calorias que foram consumidas e a liberar toxinas através da transpiração, além de apoiar outras vias de desintoxicação pelo aumento da circulação, entrega de nutrientes às células e promoção da digestão;
Restaurar a microbiota intestinal. Um intestino saudável possui um microbioma diversificado, equilibrado com bactérias boas e más. As células intestinais possuem um sistema de desintoxicação e excreção que protege o intestino e o corpo de toxinas. Consumir alimentos prebióticos, que alimentam as bactérias benéficas do intestino, como tomate, alcachofra, banana, aspargo, cebola, alho e aveia, é muito importante.
Cardápio para um dia de detox
Comece o dia tomando um chá de ervas (camomila, erva cidreira, hortelã) ou outro de sua preferência, seguido de 30 minutos de exercício.
Café da Manhã – suco de cenoura, laranja e beterraba.
- Bata 3 fatias de cenoura e 3 de beterraba (1cm cada) + uma laranja pequena sem semente com 200ml de água filtrada. Beba sem coar.
Lanche da manhã – 30g de nozes, amêndoas, castanhas ou um shot energético. Veja a seguir como preparar:
Ingredientes
- Sumo de 1 limão;
- 1 fatia de 2cm de gengibre sem casca;
- ½ pepino japonês;
- 1 maçã pequena;
- 1 colher de café de Chlorella (uma espécie de alga, a chlorella ajuda a eliminar toxinas e ainda é considerada um alimento para as células);
- 1 colher de café (5g) de glutamina.
Modo de preparo
- Passe o limão, o gengibre, o pepino e a maçã na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1 xícara de café de água de coco ou água filtrada. Coe e misture a glutamina e a clorela (nas medidas citadas na receita, mesmo se bater no liquidificador e dobrar a receita). Beba em seguida.
Almoço – Prepare uma tigela de quinoa (conforme orientação da embalagem) junto com alguns vegetais da estação, refogados (espinafre, cogumelos, cenoura, repolho e pimentão). A quinoa é rica em ômega 3 e fibras e vai mantê-lo satisfeito por muito mais tempo.
Lanche da tarde – 1 fruta (maçã, pera, 100g de melancia, melão) ou um shot antioxidante. Veja a seguir como preparar:
Ingredientes
- 1/2 unidade de beterraba média sem a casca;
- 1 fatia de 2 cm de gengibre sem a casca;
- Sumo de 1 limão.
Modo de preparo
- Passe os ingredientes na centrífuga. Se for bater no liquidificador, dobre a medida dos ingredientes e acrescente 1xíc. de café de água de coco ou água filtrada. Coe e beba em seguida.
Jantar - Você pode terminar o dia preparando uma sopa de legumes ou refogar cebola, pimentão, alho, couve-flor e brócolis com um pouco de azeite sal e pimenta do reino.
Ceia – shot detox. Veja a seguir como preparar:
Ingredientes
- 20 gotas de extrato de própolis verde;
- 1 col. (café) de cúrcuma;
- 1 col. (café) de gengibre em pó;
- Sumo de 1/2 limão;
- 20ml de água.
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes e beba em seguida.
Lembre-se de que desintoxicação não significa passar fome. Você precisa continuar comendo em intervalos regulares, caso contrário, seu metabolismo ficará mais lento. A melhor maneira de controlar a fome é consumir diferentes tipos de frutas e legumes, beber água, água de coco ou suco de vegetais verdes que ajudam a desintoxicar, manter o corpo hidratado e o metabolismo ativo.
AO LONGO DO DIA BEBA 35ML POR/KG DE PESO DE ÁGUA OU ÁGUA: SABORIZADA
- Água com gengibre;
- Água com limão siciliano;
- Água com hortelã.
Quer mais conteúdos como esse? Acesse a página oficial do iG Receitas.