Nas feiras livres, principalmente quando elas chegam perto do horário de encerramento, é comum se ouvir que "começou a hora da xepa". É o momento em que os comerciantes reduzem os preços de frutas, verduras e legumes que amadureceram ou perderam qualidade rapidamente, numa tentativa de "se livrar" do estoque e evitar que os produtos tenham que ser jogados fora e provoquem prejuízos. O nome passou a ser sinônimo de alimentos de pouco valor.
Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Receitas pelo nosso canal no Telegram. Clique no link para entrar no grupo.
Esse significado ganhou mais força com a ampla audiência do programa Big Brother Brasil, da TV Globo, que divide os seus participantes em dois grupos: o "VIP", que recebe semanalmente uma quantidade ampla e diversa de mantimentos, e o "Xepa", que recebe uma cota restrita de alimentos, com pouca variedade. "Os alimentos que compõem a Xepa são aqueles considerados básicos, como o feijão e o arroz, fundamentais para a alimentação do brasileiro, ou considerados de baixo custo como o fígado, a moela e o rabo de boi", explica Romy Gleyse Chagas Barros, professora e tutora do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
Quem é escolhido para passar a semana no grupo Xepa, comendo da mesma dieta restrita, acaba ficando em uma maior desvantagem no BBB. Na última semana, um dos participantes, o ator Gabriel Santana, usou a interação diária com as redes sociais do reality para reclamar da alimentação restrita e de ficar várias semanas seguidas no grupo menos privilegiado. Ele classificou a comida da Xepa como "difícil" e se disse "incomodado demais" com o sabor dela.
Siga também o perfil geral do Portal iG.
Mas, apesar das queixas, a Xepa tem a oferecer muitas vantagens, para além do preço baixo e do fácil acesso. De acordo com Romy, a maioria dos alimentos ofertados na Xepa possuem nutrientes benéficos à saúde, sendo capazes de suprir as necessidades alimentares das pessoas. Entre eles, estão carboidratos (encontrados no arroz, na farinha, no pão e no macarrão), vitaminas (que compõem as frutas e verduras), proteínas e minerais (achadas nos ovos e miúdos do boi).
A professora ressalta ainda que a variedade de produtos é necessária para equilibrar a alimentação e evitar o aumento do colesterol e outros problemas. "É importante salientar que a Xepa possui baixa variedade de alimentos, e alguns deles, se consumidos com constância, podem acarretar, a longo prazo, em problemas de saúde, como o macarrão instantâneo, que possui em sua composição altos teores de sódio, e o rabo de boi, que possui uma concentração elevada de gordura", destaca ela.
Dicas
E quanto às queixas sobre o sabor da comida da "Xepa", Romy Gleyse assegura que, se esses alimentos são preparados adequadamente, eles podem ser muito saborosos. E dá ainda algumas dicas de preparo dos alimentos menos convencionais, como o rabo de boi, a língua de boi e a moela:
- Rabo de boi: lavar em água corrente, retirar o excesso da capa de gordura e escaldar por 20 minutos com água, limão ou vinagre. O rabo de boi possui uma excelente quantidade de colágeno e, portanto, pode ser utilizado para o preparo de ensopados;
- Língua de boi: lavar em água corrente, e cozinhar em panela de pressão, de 40 minutos a 1 hora. A língua pode ser previamente marinada com vinagre ou limão ou ainda esses ingredientes podem ser adicionados ao seu cozimento junto a outros condimentos. Após o cozimento a pele que reveste a língua deve ser removida;
- Moela: lavar em água corrente, remover a membrana amarela presente na carne e marinar em água com limão ou vinagre e outros condimentos.
Sugestão de receita
Atendendo a pedidos, a professora de Gastronomia da Unit deu uma sugestão de receita para ser preparada com alguns dos ingredientes da Xepa:
Língua de boi braseada na cerveja preta com purê de banana da terra
Ingredientes para a língua de boi braseada
- 1 língua bovina;
- 3 cebolas;
- 2 cenouras;
- 6 dentes de alho;
- 350 ml de cerveja preta;
- 2 limões taiti;
- Fundo de carne;
- Amido de milho;
- Sal;
- Alecrim;
- Louro;
- Pimenta do reino;
- Óleo de soja ou manteiga.
Modo de preparo:
- Lave a língua de boi em água corrente. Esfregue bastante limão por toda a carne, e depois reserve;
- Em uma panela de pressão refogue a cebola, o alho e a cenoura. Adicione a cerveja, o fundo de carne, a língua, previamente lavada para remover o excesso de limão, e os temperos. Deixe cozinhar de 40 minutos a uma hora, após pegar pressão;
- Em seguida, retire a pele da língua e corte em cubos. Reserve o caldo em que a língua foi cozida;
- Numa panela, refogue a cebola e o alho em óleo ou manteiga e coloque a língua em cubos. Adicione o caldo coado e deixe reduzir. Se julgar necessário, adicione amido de milho para encorpar o caldo. Ajuste os temperos e sirva com o purê de banana da terra.
Ingredientes para o purê de banana da terra
- 200 g de banana da terra madura;
- 90 ml de leite integral ou leite de coco.
Modo de preparo:
- Cortar as extremidades da banana;
- Em uma panela, cobrir as bananas com água e cozinhá-las até ficarem macias. Escorrer e descascar;
- Transferir as bananas ainda quentes para o liquidificador e bater com o leite ou leite de coco fervido até obter a textura de purê. Se desejar, condimente o purê. Sirva com a língua de boi braseada.