Como harmonizar vinhos com pratos típicos de outono
Unsplash
Como harmonizar vinhos com pratos típicos de outono

O tempo dá uma esfriadinha, o outono se aproxima, a chuva começa a ser uma constante e aquela vontade de comer aquelas refeições mais encorpadas chega com tudo. Esse também é o momento que muitos começam a trocar a cerveja, bastante amada e consumida no verão, pelos vinhos. Consumir uma taça de vinho por dia é uma forma de garantir a ingestão de uma boa fonte de antioxidantes, mas é possível variar a rotina e ir além.

Harmonizar o vinho com a refeição dá a garantia de uma experiencia sensorial única . Confira os rótulos que são mais adequados para os pratos queridinhos no outono:

Massas

Massas
Reprodução/ Panelinha
Massas

A harmonização dependerá do tipo de molho. Por exemplo, massas com molho de tomate, recomenda-se vinhos leves e tintos, como o Toro Centenario Malbec. Molhos brancos ou com queijo pedem vinhos rosé ou branco. A dica é: quanto mais marcante for a massa, mais encorpado deve ser o vinho.  

Risoto

Risoto Bianco com Alho Doce e Pesto
Divulgação/Tio João
Risoto Bianco com Alho Doce e Pesto

Esse prato segue a mesma linha da massa, ou seja, a harmonização dependerá do tipo de risoto. Receitas clássicas com legumes ou queijo caem bem com vinhos brancos, como o Toro Centenario Chardonnay ou que levam uva sémillon. Risotos que vão carne pedem vinhos leves, como o Quinta do Rio Grande Tinto Suave. 

Fondue

Fondue
Luana Ribeiro
Fondue

Esse prato, por ser mais encorpado, pede um vinho que tenha mais acidez, como o Toro Centenario Cabernet Suavignon. Para fondues doces, a dica é investir em vinhos com toques mais suaves ou espumantes, como o Lunar Perfetto Moscatel. 

Caldos

Caldo de tomate
Divulgação
Caldo de tomate

Caldos mais leves, como legumes, frutos do mar e frango, se harmonizam com rosés mais intensos, brancos ou tintos suaves, como Campo Largo Branco Seco. Os mais condimentados, como de carnes, bacon e calabresa, pedem um vinho como o Toro Centenario Cabernet Suavignon.  

Leia Também

Leia Também

Leia Também

Queijos

Queijos
Pexels
Queijos

Queijo tem tudo a ver com o vinho, mas para a degustação ser assertiva precisa entender quais vinhos realçam o sabor do tipo de queijo. Diante de tanta variedade de queijos, a dica é investir em vinhos como o Vinho Campo Largo Branco Suave para os queijos tipo camembert, brie e gouda. Já os tintos secos, como o Campo Largo Tinto Seco são indicados para queijos mais fortes, como o gorgonzola. Opções mais frutadas, como Galo Lusitano Tinto, se harmonizam melhor com queijos frescos tipo cottage, cabra e ricota.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!