Hamburguer na churrasqueira
shutterstock/Reprodução
Hamburguer na churrasqueira

O hambúrguer é um prato democrático e que cabe em diversas ocasiões!  Em almoços, jantares, café da tarde… A opção é perfeita para qualquer hora do dia e fazê-lo em casa pode ser ainda mais gostoso. O hambúrguer caseiro é um jeito prático de economizar e aproveitar para cozinhar em casa com a família e amigos. 

Para deixar o hambúrguer bem suculento, a escolha da carne é muito importante. O chef Melchior Neto explica que na hora do preparo, o ideal é escolher um corte com uma boa quantidade de gordura. A proporção correta do hambúrguer é 20% de gordura e 80% de carne. “Seguindo essa medida o hambúrguer vai ficar suculento e mais saboroso. A fraldinha é uma carne que possui um bom percentual de gordura, por isso é muito utilizada nesse preparo. Uma outra opção é a mistura de dois cortes, um mais gorduroso e outro mais magro como, por exemplo, peito e acém”.  


A carne deve ser moída no moedor por pelo menos duas vezes. Uma outra opção é cortar a peça na ponta da faca, mas dá um pouco mais de trabalho, como conta Neto. “Primeiro é preciso cortar a carne em pequenos pedaços e ir diminuindo o corte. Depois é só passar a faca em movimentos rápidos e constantes até a carne ficar com o menor corte possível”, conta. 

Se quiser variar e preparar o hambúrguer de frango, Melchior indica usar a carne da sobrecoxa, pois tem mais gordura e sabor do que o peito. “Nesse caso vale o mesmo conceito de proporção, então com a carne moída de sobrecoxa é certeza de um hambúrguer saboroso e suculento”, diz.

O chef explica também que seguindo a proporção correta de carne e gordura, o hambúrguer vai ter liga e sabor, sem necessidade de acrescentar outro ingrediente. Para garantir que o hambúrguer não vai se desmanchar, o chef indica fazer bolinhas e jogar de uma mão para a outra. Isso vai compactar a bolinha e tirar todo o ar que esteja na carne, evitando que ela se despedace.

Os hambúrgueres podem ser moldados em forminhas ou modelados de forma mais rústica. Nesse caso basta pegar essas bolinha e achata-las na chapa ou frigideira usando a espátula. 

Temperos e acompanhamentos para o hambúrquer caseiro

Os temperos deixam aquele gostinho único e delicioso no hambúrguer caseiro. O chef indica optar pelo “menos é mais” e ir no combo básico de sal e pimenta-do-reino. “É importante também só temperar na hora de grelhar, vai ficar ainda mais saboroso”, diz. 

No hambúrguer, está liberado acrescentar queijos, alface, tomate, picles… Usar a criatividade e montar o seu lanche é o divertido! Já a escolha do pão depende da combinação do queijo e de outros ingredientes do sanduíche. O brioche vai bem com qualquer combinação, assim como os pães preto e australiano. De acompanhamentos, Melchior indica a batata frita e anéis de cebola.

Leia Também


Dica do chef: para congelar os hambúrgueres de forma correta, depois de formatá-los, distribua em uma forma forrada com plástico filme e leve para o freezer. “Depois que todos os hambúrgueres estiverem congelados, coloque em um recipiente com tampa e leve para a geladeira, dessa forma quando quiser comer não precisa descongelar todos eles estarão soltinhos”, explica.

Leia Também

Agora que você já sabe os truques para preparar um hambúrguer caseiro de primeira, que tal aproveitar e prepar esta receita do chef Melchior Neto?  

Hambúrguer Caseiro - por Melchior Neto 


Ingredientes

  • Pão de hambúrguer
  • 500g de carne moída de sua preferência
  • 20g do tempero chimichurri
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de maionese
  • Queijo cheddar ralado
  • 1 carambola
  • Alface
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo

Misture com a carne moída: o ovo, as 20g do tempero chimichurri, sal e pimenta do reino a gosto e a colher de maionese, que dá cremosidade ao hambúrguer.

Faça bolinhas de carne, abra e recheie com o queijo cheddar. Achate para ter o formato de hambúrguer. Frite os hambúrgueres em uma frigideira rasa.

Para a montagem: passe maionese no pão, adicione o hambúrguer e uma folha de alface. Para finalizar, coloque uma fatia de carambola por cima e prenda com um palito.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do hambúrguer caseiro fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:



    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários