Hamburguer na churrasqueira
shutterstock/Reprodução
Hamburguer na churrasqueira

O hambúrguer é um prato democrático e que cabe em diversas ocasiões!  Em almoços, jantares, café da tarde… A opção é perfeita para qualquer hora do dia e fazê-lo em casa pode ser ainda mais gostoso. O hambúrguer caseiro é um jeito prático de economizar e aproveitar para cozinhar em casa com a família e amigos. 

Para deixar o hambúrguer bem suculento, a escolha da carne é muito importante. O chef Melchior Neto explica que na hora do preparo, o ideal é escolher um corte com uma boa quantidade de gordura. A proporção correta do hambúrguer é 20% de gordura e 80% de carne. “Seguindo essa medida o hambúrguer vai ficar suculento e mais saboroso. A fraldinha é uma carne que possui um bom percentual de gordura, por isso é muito utilizada nesse preparo. Uma outra opção é a mistura de dois cortes, um mais gorduroso e outro mais magro como, por exemplo, peito e acém”.  


A carne deve ser moída no moedor por pelo menos duas vezes. Uma outra opção é cortar a peça na ponta da faca, mas dá um pouco mais de trabalho, como conta Neto. “Primeiro é preciso cortar a carne em pequenos pedaços e ir diminuindo o corte. Depois é só passar a faca em movimentos rápidos e constantes até a carne ficar com o menor corte possível”, conta. 

Se quiser variar e preparar o hambúrguer de frango, Melchior indica usar a carne da sobrecoxa, pois tem mais gordura e sabor do que o peito. “Nesse caso vale o mesmo conceito de proporção, então com a carne moída de sobrecoxa é certeza de um hambúrguer saboroso e suculento”, diz.

O chef explica também que seguindo a proporção correta de carne e gordura, o hambúrguer vai ter liga e sabor, sem necessidade de acrescentar outro ingrediente. Para garantir que o hambúrguer não vai se desmanchar, o chef indica fazer bolinhas e jogar de uma mão para a outra. Isso vai compactar a bolinha e tirar todo o ar que esteja na carne, evitando que ela se despedace.

Os hambúrgueres podem ser moldados em forminhas ou modelados de forma mais rústica. Nesse caso basta pegar essas bolinha e achata-las na chapa ou frigideira usando a espátula. 

Temperos e acompanhamentos para o hambúrquer caseiro

Os temperos deixam aquele gostinho único e delicioso no hambúrguer caseiro. O chef indica optar pelo “menos é mais” e ir no combo básico de sal e pimenta-do-reino. “É importante também só temperar na hora de grelhar, vai ficar ainda mais saboroso”, diz. 

No hambúrguer, está liberado acrescentar queijos, alface, tomate, picles… Usar a criatividade e montar o seu lanche é o divertido! Já a escolha do pão depende da combinação do queijo e de outros ingredientes do sanduíche. O brioche vai bem com qualquer combinação, assim como os pães preto e australiano. De acompanhamentos, Melchior indica a batata frita e anéis de cebola.

Leia Também


Dica do chef: para congelar os hambúrgueres de forma correta, depois de formatá-los, distribua em uma forma forrada com plástico filme e leve para o freezer. “Depois que todos os hambúrgueres estiverem congelados, coloque em um recipiente com tampa e leve para a geladeira, dessa forma quando quiser comer não precisa descongelar todos eles estarão soltinhos”, explica.

Agora que você já sabe os truques para preparar um hambúrguer caseiro de primeira, que tal aproveitar e prepar esta receita do chef Melchior Neto?  

Hambúrguer Caseiro - por Melchior Neto 


Ingredientes

  • Pão de hambúrguer
  • 500g de carne moída de sua preferência
  • 20g do tempero chimichurri
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de maionese
  • Queijo cheddar ralado
  • 1 carambola
  • Alface
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto


Modo de Preparo

Misture com a carne moída: o ovo, as 20g do tempero chimichurri, sal e pimenta do reino a gosto e a colher de maionese, que dá cremosidade ao hambúrguer.

Faça bolinhas de carne, abra e recheie com o queijo cheddar. Achate para ter o formato de hambúrguer. Frite os hambúrgueres em uma frigideira rasa.

Para a montagem: passe maionese no pão, adicione o hambúrguer e uma folha de alface. Para finalizar, coloque uma fatia de carambola por cima e prenda com um palito.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do hambúrguer caseiro fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!