Receita de  quiche gorgonzola, couve e figo
Reprodução/ Rita Lobo
Receita de quiche gorgonzola, couve e figo

A quiche é uma tradicional torta francesa perfeita para festas e lanches da tarde. Aprenda a como fazer a versão sem carne da Rita Lobo, acompanhe o passo a passo. Nesta receita a massa pode ser feita com sobras de arroz e leva a combinação inusitada de sabores do queijo gorgonzola, couve e figo. Uma delícia!

Quiche de arroz com gorgonzola, couve e figo da Rita Lobo

Ingredientes p ara a massa:

  • 1 ½ xícara (chá) de arroz vermelho festivo cozido (ou as sobras de outro arroz)
  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
  • 1 pitada de sal

Ingredientes para o recheio:

  • 3 ovos
  • a gema reservada
  • ¾ de xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 folhas de couve pequenas
  • ⅔ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado (cerca 80 g)
  • 2 figos secos
  • ¼ de colher (chá) de sal
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • figos secos a gosto para decorar a quiche

Modo de Preparo para a massa:

Pré-aqueça o forno 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário para assar tortas, sem fundo removível, de 22 cm de diâmetro.
Corte 2 pedaços de papel-alumínio de 32 cm de comprimento e dobre cada um duas vezes formando 2 tiras grossas – elas serão usadas para desenformar a quiche.

Unte generosamente o refratário com azeite. Disponha as duas tiras de papel-alumínio no refratário, formando uma cruz – pressione bem com as pontas dos dedos para aderir o papel ao fundo e à lateral. Unte também as tiras com azeite. Atenção: esta receita não dá certo na fôrma de fundo removível (o líquido do recheio escapa); precisa untar generosamente mesmo (a massa fica mais crocante e fácil de desenformar).

Numa tigela, misture o arroz, o parmesão e uma pitada de sal. Em outra tigela pequena, quebre o ovo separando a clara da gema – reserve a gema para o recheio. Bata a clara com um garfo apenas para deixar mais fluida e junte ao arroz. Misture bem com a espátula para envolver o arroz com a clara e o parmesão – são eles que dão liga à massa da quiche.

Transfira a massa para o refratário e espalhe com as costas da colher, deixando o fundo mais fino que as bordas. Com a colher, nivele o fundo da massa formando uma camada uniforme e pressione bem de leve a massa na lateral para formar a borda da quiche, ela deve ficar com cerca de 3,5 cm de altura.
Leve a base da quiche ao forno para pré-assar por cerca de 20 minutos – a massa fica mais sequinha ao toque e as bordas começam a dourar.

Leia Também

Retire a base do forno e espere esfriar em temperatura ambiente antes de colocar o recheio – se colocar o recheio na massa quente, ela absorve umidade e fica molenga.

Para o recheio:

Assim que a base da quiche tiver amornado, pré-aqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Lave e seque as folhas de couve. Com as mãos, puxe e descarte os talos; rasgue as folhas em pedaços rústicos de cerca de 5 cm. Descarte o cabinho dos figos, corte cada um em tiras finas e as tiras em pedaços de 1 cm.

Numa tigela média, bata os ovos e a gema com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Acrescente o creme de leite, tempere com o sal, pimenta e noz-moscada a gosto e misture bem. Para a montagem da quiche: distribua metade do queijo sobre a massa, em seguida disponha as folhas de couve rusticamente – quanto mais rústico, mais bonita fica a quiche, inclusive tente deixar parte das folhas espetadinhas para fora do creme.

Adicione o restante do queijo esfarelado e os pedaços de figo entre as folhas de couve.Delicadamente (utilizando uma jarra medidora ou uma concha), despeje os ovos batidos com creme, preenchendo todo o espaço entre os ingredientes do recheio, com cuidado para não vazar pela borda

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até a quiche inflar e dourar. Atenção: o centro da quiche deve estar macio ao toque, se assar demais ela fica dura. Retire a quiche do forno e espere amornar antes de desenformar – se tentar desenformar ainda quente ela pode desmontar
Para desenformar: com a ponta de uma faca, descole a borda da massa da lateral do refratário.

Puxe delicadamente as tiras de papel-alumínio para soltar a quiche. Cubra a quiche com um prato reto e vire de uma só vez. Descole delicadamente as tiras de papel-alumínio e desvire a quiche no prato de servir.Decore com figos secos cortados ao meio e sirva a seguir.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!