Escondidinho de mandioca com carne-seca
Panelinha
Escondidinho de mandioca com carne-seca

Que tal um clássico brasileiro para o almoço ou jantar? O escondidinho é original do Nordeste do Brasil. Esse gratinado não é complicado e consiste em uma camada de purê, refogado (com a carne ou vegetais de preferência) e mais uma camada de purê, podendo ser finalizado com queijo. 


Feito tradicionalmente com batata, a receita tem versões com mandioca e também abóbora. Os acompanhamentos podem variar de salada, arroz ou até mesmo batata-palha. O tempo de preparo é de duas horas. A receita serve oito porções. Confira!  


Ingredientes


  • 1 kg de carne-seca 
  • 2 tomates maduros 
  • 2 cebolas 
  • 2 dentes de alho 
  • 5 ramos de salsinha azeite a gosto 
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de preparo


Corte a carne-seca em cubos de 7 cm – é o tamanho ideal para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas – troque a água da carne-seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.

Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Você viu?


Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. Descasque e pique fino as cebolas e os alhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. 

Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha. Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo. Espere toda a pressão sair antes de abrir a panela (se preferir, levante a válvula com um garfo para acelerar o processo). Reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento e transfira a carne para uma travessa.

Descarte o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos. Leve uma frigideira grande (ou panela) ao fogo médio. Quando aquecer regue com 2 colheres (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até murchar. 

Acrescente o alho, o tomate e mexa por 1 minuto. Regue com mais 2 colheres (sopa) de azeite, adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos para absorver os sabores. Junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários