Arroz de forno com legumes
Panelinha
Arroz de forno com legumes


O arroz de forno é uma opção rápida e prática para quem quer aproveitar os ingredientes que se tem em casa. As sobras de arroz podem ser reaproveitadas em várias receitas , inclusive nesta. As versões mais conhecidas de arroz de forno levam presunto e queijo, mas incluir os legumes no prato o deixa mais saudável e realça o sabor da receita.

A receita da Panelinha, da Rita Lobo, leva até duas horas de preparo e rende 4 porções.  É perfeita para quem não quer ter muito trabalho na hora de preparar o almoço de domingo, mas faz questão de comer algo saboroso.


Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de arroz cozido 
  • 1 abobrinha 
  • 1 cenoura 
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 
  • 2 xícaras (chá) de leite 
  • 1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo 
  • 1 ½ colher (sopa) de manteiga 
  • ½ colher (sopa) de azeite 
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca caseira 
  • Noz-moscada ralada na hora a gosto 
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 
  • Manteiga para untar o refratário


Modo de preparo

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Unte com manteiga um refratário oval de cerca de 20 cm X 30 cm, com capacidade de 1,5 litro. Lave, descasque e passe a cenoura pela parte grossa do ralador. Com uma escovinha para legumes, lave a casca da abobrinha sob água corrente e seque bem. Descarte as pontas e corte a abobrinha em quartos, no sentido do comprimento. 

Numa panela média, coloque a manteiga e leve ao fogo médio para derreter. Adicione a cenoura, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar. Polvilhe a farinha e mexa por 1 minuto – essa mistura de manteiga com farinha vai engrossar o molho. 

Leia Também

Retire a panela do fogo e adicione todo o leite de uma só vez, misturando bem com um batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Volte a panela ao fogo alto, tempere com sal e noz-moscada a gosto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando com uma espátula, até engrossar.

Transfira o bechamel com cenoura para uma tigela grande para amornar. Enquanto isso, prepare as abobrinhas. 

Leve uma frigideira grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e disponha os pedaços de abobrinha, um ao lado do outro, com a parte cortada para baixo. Deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira a abobrinha dourada para a tábua, tempere com uma pitada de sal e corte cada quarto em fatias rústicas de 3 cm, com cortes diagonais. Acrescente o arroz cozido ao bechamel com cenoura, junte ¾ de xícara (chá) do queijo parmesão ralado e misture bem. 

Transfira para o refratário untado e nivele com a espátula. Disponha os pedaços de abobrinha na superfície do arroz, apertando delicadamente para ficarem com as pontinhas para fora. Numa tigela pequena, misture a farinha de rosca com o queijo ralado restante e polvilhe sobre o arroz. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva imediatamente. Fica uma delícia com molho de pimentão.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!