Aprenda a fazer a versão vegana do tradicional baião de dois
Divulgação
Aprenda a fazer a versão vegana do tradicional baião de dois


O baião de dois  é um prato muito tradicional da culinária nordestina e um patrimônio da gastronomia brasileira. Com o crescimento no número de vegetarianos no Brasil (em 2018, 14% da população se declarou adepta da prática, segundo o IBOPE), é preciso fazer alguns ajustes no preparo destes pratos para que uma alimentação afetiva e clássica seja acessível a todos.

"O estigma de que uma alimentação vegana ou vegetariana é sinônimo de sem graça caiu por terra há anos. Contamos, hoje, com uma extensa variedade de produtos, como carnes plant-based, queijos veganos e, claro, legumes e verduras, que podem compor de forma eficaz uma alimentação balanceada e saborosa. Para aqueles que ainda têm um pé atrás com receitas do tipo, eu indico experimentá-las de coração aberto. Vocês não se arrependerão", Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom.

Confira a seguir o modo de preparo completo do baião de dois vegano . A receita rende 4 porções e leva uma hora para ficar pronta.



Leia Também


Receita de baião de dois vegano

Ingredientes

  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1 xícara de pimentão picado
  • 1 xícara de tomate picado
  • 1 xícara de salsicha vegetal defumada Superbom fatiada
  • Sal, pimenta, cominho, cúrcuma, colorau, azeite, salsinha ou coentro e cebolinha a gosto
  • 2 xícaras de arroz integral cozido
  • 2 xícaras de feijão fradinho cozido ao dente (pode substituir por outros tipos de feijão, como moyashi, azuki, feijão de corda ou inclusive por lentilha)

Modo de preparo

Refogue bem a cebola e o alho com um pouquinho de água, e em seguida acrescente o pimentão, o tomate e o sal e refogue mais um pouco. Coloque a salsicha, o feijão, o cominho, a cúrcuma, o colorau e a pimenta e deixe refogar por uns cinco minutos para pegar gosto. Depois disso, adicione o arroz e vá misturando com cuidado por mais um pouquinho. Desligue o fogo e finalize com azeite e cheiro-verde.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários