Baião de dois
Chef Melchior Neto/Máxima Assessoria
Baião de dois


As delícias nordestinas como carne de sol, sarapatel e rubacão  correm os cardápios e receitas culinárias de todo o Brasil. O baião de dois é um dos pratos mais conhecidos do sertão do Nordeste. Tão brasileiro que sempre é lembrado e ligado a Luiz Gonzaga, o "Rei do Baião", que, por sinal, adorava o prato.

O prato tem diversas variações, inclusive, vegetarianas, mas seu modo tradicional leva muita carne. O chef Melchior Neto conta que a carne seca é a mais utilizada nas receitas clássicas, mas que também é possível adicionar bacon, paio e linguiça calabresa junto com a carne seca desfiada. "O prato fica ainda mais apetitoso e encorpado", diz. 






Charque ou carne seca?


Alguns ingredientes são essenciais para deixar o prato com o gosto perfeito do sertão nordestino, então, o feijão-fradinho, a carne seca e o arroz não podem faltar na hora do preparo. Melchior explica que a base da receita é a combinação e harmonização perfeita desses ingredientes.

O chef explica que as duas carnes podem ser usadas no preparo do baião de doids, de acordo com a sua preferência. Ele diz que a carne seca tem mais maleabilidade, já o charque é uma carne um pouco mais firme. O importante nessa etapa é ficar atento ao processo de dessalgue das duas opções, para que o prato não fique salgado em excesso.

Qual o melhor tempero para o baião de dois?

Uma comida bem temperadinha é uma das coisas que mais abrem o apetite e deixam a vontade de devorar o prato maior, por isso, é importante caprichar nos temperos. "Gosto muito de acrescentar alho, cebola, pimenta calabresa, cominho e folha de louro. A cada garfada é possível sentir o quanto cada tempero faz diferença no prato", diz o chef. 

Posso substituir o queijo coalho do baião de dois?

Pensar no baião de dois e não lembrar do queijo coalho é quase impossível, mas ele não é a única opção para se colocar no baião. Neto conta que o queijo coalho é mais indicado pela textura e por não derreter tão facilmente, mas o queijo minas também pode ser uma substituição e fica igualmente delicioso.

Qual a ordem correta do preparo do baião de dois?

Na receita sertaneja, os ingredientes não são cozidos na mesma panela. "Os ingredientes podem ser cozidos separadamente. Primeiro o feijão na pressão, depois o arroz na panela separada e por último a mistura de todos os ingredientes. O legal do preparo dessa receita é você ir acompanhando passo a passo sua evolução cheia de aromas que dão água na boca!”, conta. 

Em média, a receita leva 40 minutos para ficar pronta e o ponto perfeito é quando o feijão está no ponto e a carne seca macia e desfiada. "Eu costumo acrescentar pimentão assado na receita. Ele se dissolve facilmente e dá um sabor único no prato. Além disso, para quem gosta, pode colocar coentro para finalizar!", completa Neto. Anotou as dicas? Aprenda a receita do chef. 

Baião de dois
Chef Melchior Neto/Máxima Assessoria
Baião de dois


Baião de Dois

Por Chef Melchior Neto


Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz cozido
  • 1 xícara de chá de feijão-fradinho
  • 200g de carne seca desfiada
  • 3 queijo coalho cortado em cubos
  • 1 litro de água
  • 3 pimentões inteiros (vermelho, amarelo e verde)
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Coentro a gosto
  • Sal a Gosto
  • Pimenta calabresa a gosto
  • Cominho a gosto


Modo de Preparo

Comece a receita cozinhando 1 xícara de chá de feijão-fradinho em 1 litro de água, a folha de louro e sal a gosto. Deixe cozinhar por 10 minutos depois que apitar a pressão. Separe duas xícaras de arroz cozido e reserve.

Leve para assar os 3 pimentões inteiros, o vermelho, o amarelo e o verde. Além do sabor, será fácil de remover a pele depois que esfriar. Pique e reserve.

Em uma panela, coloque o azeite e a manteiga, refogue a cebola e o alho e junte com a carne seca desfiada, com os pimentões sem pele e acrescente uma pitada de pimenta calabresa e uma pitada de cominho. Feito isso, misture bem com o feijão já cozido e o arroz. Dê uma rápida grelhada no queijo coalho em cubos e acrescente no final da receita. Finalize com coentro a gosto.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do baião de dois fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!