O teppan é servido em restaurantes japoneses
shutterstock
O teppan é servido em restaurantes japoneses

As carnes grelhadas servidas nos restaurantes japoneses têm nome: teppan! O prato é tradicional do Japão e consiste em carnes como salmão e frango servidas com diversos legumes em uma chapa de ferro quente.


“O teppan tradicional é feito na chapa de ferro quente com carne e yasei itame, que são os legumes refogados no shoyu, acompanhamento de gohan, que é o arroz japonês e a sopinha de soja, missoshiro”, conta o chef Francisco Carvalho, do Peixoto Sushi. 


A escolha da carne do teppan vai de gosto pessoal, mas o chef indica as mais utilizadas: “Podemos fazer o teppan com várias carnes. Com salmão, atum,  filé-mignon, carne bovina, carne suína e aves também fica maravilhoso”, diz. Também é possível achar receitas com camarão. 


Para fazer o prato do melhor jeito, o shoyu e um bom saquê não podem ficar de fora do tempero dos legumes, como explica o chef: “Os dois ingredientes e temperos especiais para os grelhados não podem faltar”, conta ele. 


Os vegetarianos também têm espaço na receita! “Podemos fazer o prato vegetariano também. Basta substituir a proteína animal por cogumelos. Eu até indico o mix de cogumelo, fico saborosíssimo”, conta Carvalho. 


A cenoura, o brócolis e o couve-flor são alguns dos legumes mais escolhidos na hora de preparar o teppan. Para deixar o prato ainda mais criativo, basta escolher as verduras e legumes de sua preferência. Quer deixar o teppan ainda mais delicioso? Segue a dica! “Para deixar o teppan mais saboroso os ingredientes têm que ser todos frescos. Legumes do dia, a proteína também do dia, e não serem congelados. Tem que ser natural”, ressalta. 

Você viu?


Anotou as dicas? Confira a receita do chef e arrase no preparo da receita. 


Teppan do Peixoto Sushi 


Ingredientes: 


  • 200g de salmão 
  • 200g de legumes
  • 1 colher de sopa de shoyu 
  • 1 colher de azeite
  • 30 ml de saquê culinário 
  • Sal a gosto 


Modo de preparo: 


Esquente uma chapa em fogo médio. Grelhe  o salmão. Enquanto o salmão grelha, pegue uma wok (panela funda) e esquente para preparar os legumes.

Esquente a panela e coloque um fio de azeite. Quando o azeite estiver bem quente, coloque os legumes para refogar. Espere murchar, coloque o saquê e o shoyu. Monte a chapa com a carne e os legumes e sirva.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do teppan fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!