Bota água no feijão e a panela no fogo! A feijoada é um dos pratos brasileiros mais famosos ao redor do mundo e também um dos mais amados pelos brasileiros. Nos restaurantes, as quartas-feiras e os sábados são os dias dedicados a essa receita, sendo acompanhada também pelo drink de caipirinha .
Na história da receita existem duas versões: a que a feijoada teria sido inventada pelos escravos para aproveitar as carnes desprezadas pela elite escravocrata ou a que o prato nasceu no final do século XIX, em restaurantes cariocas frequentados por essa elite.
Para fazer o prato da forma tradicional, todas as carnes devem ser de porco. O rabo, orelha e pé de porco e também os miúdos não podem ficar de fora, mas para quem não gosta e prefere algo menos pesado, é possível fazer a feijoada light, como conta o chef Cláudio Assador. “Hoje a feijoada light que é a mais consumida usa o filé suíno que é a copa, pernil, carne seca (salgada) bovina, costelinha suína e torresmo que acompanha.”
O chef Melchior Neto explica que o cozimento das carnes e do feijão precisam de etapas separadas. "Antes de juntar tudo é importante fazer o pré-cozimento das carnes, então elas precisam ser seladas e depois levadas ao fogo imersas em água por uns 10 minutos. Depois disso é preciso descartar a água e ai sim iniciar a feijoada. Nessa etapa o feijão entra primeiro e as carnes vão sendo adicionadas de acordo com o tempo que elas precisam para ficarem prontas", conta.
Os temperos do prato são os clássicos da cozinha brasileira. “O sabor da feijoada é construído pela combinação de todos os ingredientes, então é importante se atentar para não usar temperos que vão roubar a cena. Alho, cebola, sal, pimenta-do-reino e algumas folhinhas de louro não podem ficar de fora.”, conta Neto. Cláudio também indica o uso de coentro e cheiro verde para dar um sabor ainda mais especial a feijoada.
Em média, a feijoada pode demorar até duas horas para ficar pronta, mas o tempo depende. “Tempo de preparo depende de como é feito, se for somente em fogo ou somente panela de pressão”, conta Cláudio.
Para acompanhar o prato, a couve refogada no alho, arroz branco, molho de pimenta feito da própria feijoada e também a laranja e o torresmo estão sempre juntos na hora de servir a receita, como explicam os chefs. Agora que você está craque no preparo, confira a receita do chef Cláudio!
Feijoada
Ingredientes
- 1kg de feijão preto
- 4 gomos de linguiça defumada de calabresa
- 3 gomos de paio
- 500g de carne seca ou charque
- 1kg de lombo salgado
- 200g de bacon picado
- 1kg de costelinha salgada
- Laranjas a gosto
- 3 cebolas picadas
- 1 cabeça de alho picados
- Óleo para frituras
- 3 folhas de louro
- 2 maços de salsinha
- 1 maço de coentro
- 10 litros de água fervente (+ - 3 chaleiras)
- 500g de couve manteiga
Modo de preparo
Na véspera do preparo, lave todas as carnes salgadas, troque várias vezes a água, geralmente a cada 3 horas. Escolha o feijão e deixe de molho (reserve).
Você viu?
De manhã, limpe retirando o excesso de gordura e corte o lombo e a Jeek Beef em cubos de 4 cm aproximadamente. Corte as costelinhas com uma ou duas costelas cada. Jogue água fervente para retirar o excesso de gordura. Cubra com água fervente e ponha na pressão (fogo baixo) por aproximadamente 40 minutos ou até que fiquem macias ao espetar o garfo.
Transfira apenas as carnes para outra panela comum e cubra com água fervente, deixe em fogo baixo e tampe. Coloque o feijão na panela de pressão em fogo baixo, por 30 minutos.
Retire a pele da linguiça e do paio. Corte a linguiça da grossura de 1 dedo, paio na grossura de 2 dedos e o bacon em pedacinhos bem pequenos (reserve). Assim que o feijão estiver quase cozido, sempre verificando a quantidade de água, acrescente a linguiça e o paio deixe cozinhar em fogo baixo sem pressão.
Em outra panela coloque 2 colheres de óleo para refogar o bacon até que fiquem dourados. Separe 2/3 para a couve, acrescente 2/3 do alho e refogue. Por último 2/3 da cebola até ficarem dourados.
Com uma escumadeira retire alguns grãos de feijão cozido e amasse nesses temperos. Devolva todos os temperos para a panela com o feijão, acrescente o louro e tampe sem pressão. Deixe cozinhar em fogo baixo e aos poucos, acrescente as demais carnes com a escumadeira. Tenha sempre à mão a chaleira com água fervente. Acrescente a salsinha e o coentro. Desligue o fogo e sirva com arroz branco, couve, farofa e laranja.
Corte em tirinhas ou compre já cortado a couve manteiga. Coloque em uma panela 2 colheres de óleo, frite a cebola restante e depois o alho (1cabeça), acrescente o bacon já frito, sempre mexendo para não queimar.
Junte a couve e mexa para misturar bem todos os ingredientes. Acrescente o sal e deixe cozinhar na própria água por 2 minutos, mas sempre mexendo e soltando as tirinhas. Descasque e corte em rodelas o número de laranjas igual a convidados e deixe na frente de cada prato.
Série "Não Erre"
As dicas e receitas para o preparo da feijoada fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: