A torta de liquidificador fica uma delícia
Chef Lili Aguiar/Restaurante Celeiro da Fazenda
A torta de liquidificador fica uma delícia


A torta de liquidificador é um clássico da cozinha brasileira . Prática e barata, a receita permite usar a criatividade nos recheios e faz sucesso na hora de fazer um lanche rápido e gostoso. Como todo prato, a  torta de liquidificador  também tem seus segredinhos para ficar perfeita. 

Conforme explica a chef Lili Aguiar, do restaurante Celeiro da Fazenda, explica que mesmo que tenha esse nome, a torta de liquidificador não precisa necessariamente ser feita toda feita no aparelho. "O maior erro é bater todos os ingredientes no liquidificador. Não se deve bater a farinha de trigo para não quebrar o glúten da farinha, isso faz com que a torta fique densa e pesada", conta. 

Diva Oliveira, chef confeiteira do Diva Confeitaria Festiva e Afetiva, conta que exagerar nas quantidades também é um erro comum na hora de preparar a torta de liquidificador. "Exagerar e fazer substituições pode interferir na estrutura da sua massa, do seu produto final", diz. 

Oliveira explica que quanto mais gelado os ingredientes estiverem, mais difícil fica de incorporar na massa da torta de liquidificador. "Quando mais tempo a massa for batida, mais dura ela poderá ficar. Os ingredientes devem ser retirados da geladeira pelo menos 30 minutos antes de iniciar o preparo, para estarem em temperatura ambiente no momento de iniciar a massa".

A ordem dos ingredientes é importante

As chefs explicam no preparo da torta de liquidificador, a ordem de bater os ingredientes é super importante. Primeiro, os líquidos devem ser batidos para não correr risco de forçar o motor do liquidificador. A farinha de trigo pode ser acrescentada e misturada na massa com a ajuda de um fouet.  

O fermento, parte importante para que a massa não deixe de crescer, deve ser acrescentado por último! “Misturando sempre na mesma direção para aerar a massa”, diz a Aguiar. Oliveira ressalta que basta misturar o fermento levemente, pois a agitação mecânica gera calor e isso pode comprometer o crescimento da massa.

Truqes para realçar o sabor

O recheio da torta de liquidificador pode variar de acordo com a criatividade de cada um ou com o que você tem em casa. Os mais comuns são atum, palmito, carne moída, legumes e frango. Mas é possível usar apenas temperos  como salsa, tomate, cebola, queijo, azeitoas ou queijo com presunto. 

Para deixar a torta de liquidificador ainda mais saborosa, as chefs recomendam acrescentar queijo ralado, páprica defumada e tomilho fresco para finalizar. Depois, basta assar por 45 minutos ou até que ela esteja douradinha.

Anotou todas as dicas? Então confira a receita: 

Leia Também


Torta de liquidificador - Chef Lili Aguiar 


Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • Queijo ralado a gosto (opcional)


Modo de Preparo


Bata o leite, óleo e ovos, desligue o liquidificador. Com ajuda de um fouet, misture a farinha de trigo e em seguida o fermento.

Despeje metade da massa em forma untada e recheie a gosto. Cubra com o restante da massa. Polvilhe com queijo ralado.

Asse em forno pré-aquecido a 180 graus Celsius por aproximadamente 45 minutos ou até ficar dourada. Prático e delicioso! 


Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da torta de liquidificador fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!