As comidas de boteco são sucesso . O frango à passarinho é um dos pratos referência em bares e restaurantes brasileiros. Além de frito, ele também pode ser feito assado, bem crocante e suculento. Como indica Rita Lobo, na assadeira é preciso se atentar: não faça o prepato com o frango gelado e nem amontoado no recipiente.
Molhos como barbecue, alho, maionese verde e mostarda ficam incríveis com o prato. A receita da Panelinha leva até uma hora de preparo e serve quatro porções.
Ingredientes
- 1 kg de frango cortado à passarinho
- 2 dentes de alho
- 1 ½ colher (chá) de páprica doce
- 1 colher (chá) de cominho
- 1 colher (chá) de sal
- 3 colheres (sopa) de azeite
- ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
- 8 ramos de salsinha
- Gomos de limão para servir
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire o frango da geladeira – ele não pode estar gelado na hora de assar (o frango gelado não fica crocante). No pilão, bata o alho, o sal, a páprica e o cominho até formar uma pastinha. Por último, misture o azeite à pastinha.
Leia Também
Numa tigela grande, tempere o frango com a pasta de alho e especiarias. Espalhe bem o tempero com as mãos, para envolver todos os pedaços. Polvilhe com a farinha e misture novamente – o aspecto é meio seco e grudento, é assim mesmo. A farinha ajuda a formar a casquinha crocante do frango, sem ressecar a carne.
Unte uma assadeira grande com azeite e distribua os pedaços de frango, sem amontoar – quanto mais espaçado estiver, mais crocante fica. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, ou até a base dos pedaços dourarem. Com uma pinça, vire os pedaços e deixe assar por mais 20 minutos, até o frango à passarinho ficar bem crocante e dourado. Enquanto isso, lave, seque e pique a salsinha.
Retire a assadeira do forno e, com a pinça, transfira os pedaços de frango para uma tigela. Misture a salsinha e sirva a seguir com gomos de limão.