A moqueca de peixe pode ser acompanhada com arroz, pirão e farofa de dendê
Cozinheira & Brasileira/Miriam Cafezeiro
A moqueca de peixe pode ser acompanhada com arroz, pirão e farofa de dendê


A moqueca é um daqueles pratos brasileiros que só de olhar dá água na boca ! A receita é típica da Bahia, Espírito Santo e Pará, mas também popular em outros estados. São várias versões de moqueca, podendo ser feita com peixes, frutos-do-mar , galinha, ovos e até em versões vegetarianas. 

Para a escolha do peixe, a chef Miriam Cafezeiro, do Horto Marmitas em Salvador, Bahia, conta que vale misturar vários tipos na hora de preparar a moqueca de peixe baiana. "Inclusive, eu mesma misturo. Recomendo pescada-branca, pescada-amarela e corvina. Esse último peixe é muito usado em Salvador, pois tem um valor mais acessível", diz. Além do peixe, as receitas tradicionais também levam camarão seco e fresco, além de mariscos como o chumbinho e sururu. 


Para deixar a moqueca de peixe baiana com o gostinho original e muito saboroso, Cafezeiro diz que o alho, a cebola, coentro, sal e pimenta-do-reino são os temperos que não podem ficar de fora do prato. A moqueca de peixe baiana leva vários outros ingredientes como os pimentões amarelo, verde e vermelho, deixando o prato bem colorido. Além deles, a chef indica usar a cebola, tomate e também o chuchu! 

“O peixe deve ser cozido no dendê e no leite de coco, não na água”, diz a chef. A dica para deixar a moqueca bem cremosa é usar um bom leite de coco. Cafezeiro recomenda usar o leite de coco direto da fruta, mas se não tiver essa possibilidade, opte por aqueles de garrafinha de marcas de confiança. 

“Sei que em alguns lugares do Brasil é utilizado o creme de leite, portanto, até pode ser utilizado, mas eu não recomendo. A moqueca fica muito mais saborosa com leite de coco, que é o tradicional”, ressalta. Para acompanhar o prato, a chef indica arroz branco, pirão, farofa de dendê e molho de pimenta. 

Veja a seguir a receita de moqueca de peixe baiana que faz parte do projeto Cozinheira & Brasileira, projeto da 99Food com o Instituto Brasil a Gosto. Ela rende 4 porções, é fácil de fazer e leva apenas 30 minutos para ficar pronta. 

Leia Também

Leia Também



Moqueca de Peixe Baiana


Ingredientes 

  • 1 quilo de corvina ou pescada-branca em postas 
  • 4 dentes de alho amassados 
  • 1 limão 
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto 
  • 2 colheres (sopa) de azeite de dendê 
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva 
  • 1 cebola grande cortada em cubos 
  • 1 pimentão verde cortado em cubos 
  • 1 xícara (chá) de leite de coco 
  • 2 tomates cortados em cubos 
  • 1 xícara (chá) de coentro picadinho 


Modo de fazer 


Compre o peixe já limpo e em postas. Passe rapidamente por água corrente para tirar eventuais sujeiras, escorra e tempere com metade do alho amassado, o suco do limão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve. 

Aqueça uma panela com o azeite de dendê e o azeite de oliva. Acrescente a cebola, o pimentão, o alho restante e refogue rapidamente, por um minuto. Acrescente o leite de coco e meia xícara de água quente. Mexa bem e deixe levantar fervura. Quando ferver, acrescente o tomate e acomode as postas de peixe na panela. Experimente e corrija o sal. 

Deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 6 minutos ou até que o peixe esteja cozido, sem mexer para não despedaçar. Finalize com as folhas de coentro.

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo da moqueca de peixe baiana fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!