Risoto de gorgonzola e pera
Panelinha
Risoto de gorgonzola e pera


O risoto é um prato super fácil de preparar e fica pronto rapidinho.  Embora a comida agridoce divide os gostos e opiniões das pessoas, mas algumas combinações como queijo e goiabada, melão e presunto, gorgonzola e pera são favoritas de quem gosta de aproveitar os dois sabores juntos. O risoto de gorgonzola e pera da Panelinha da Rita Lobo sabe bem como juntar os dois sabores de uma forma deliciosa.

O risoto de gorgonzola e pera é bem cremoso e perfeito para curtir um almoço ou jantar romântico. Para acompanhar, a dica é uma boa taça de vinho tinto! A receita da Panelinha leva até 1 hora de preparo e serve duas porções. 


Ingredientes


  • 1 xícara (chá) de arroz para risoto 
  • ⅓ de xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado 
  • 2 miniperas 
  • ½ cebola 
  • ¼ de xícara (chá) de vinho branco 
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro caldo
  •  ½ limão 
  • 1 colher (sopa) de manteiga 
  • Azeite a gosto 
  • Queijo parmesão ralado a gosto 
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto


Modo de preparo


Leve uma panela com o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha aquecido durante todo o preparo do risoto. 


Enquanto o caldo aquece, faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola. Lave as peras sob água corrente e mantenha a casca. Corte 1 das peras em cubos de 1 cm – descarte o cabinho e as sementes. Transfira os cubos para uma tigela e regue com o caldo de limão, reserve. Corte a outra pera em quartos, mantendo o cabinho. 

Leia Também


Leve uma frigideira, de preferência antiaderente, ao fogo médio. Quando aquecer, regue com um fio de azeite, coloque os quartos de pera com a parte cortada para baixo e deixe dourar por 2 minutos de cada lado. Reserve num prato enquanto prepara o risoto. 


Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Adicione o arroz e misture bem por 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal. 


Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione uma concha do caldo de legumes e mexa novamente até o arroz absorver o caldo. Repita o processo, acrescentando o caldo, de concha em concha, até risoto ficar no ponto: o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro. Na última adição, não deixe secar completamente – o risoto deve ficar bem úmido. 


Desligue o fogo, misture a manteiga, o queijo gorgonzola e queijo parmesão a gosto. Acrescente a pera em cubos (com o caldo de limão) e mexa delicadamente para não desmanchar. Divida o risoto em dois pratos, disponha 2 pedaços de pera grelhados no centro de cada um e sirva a seguir. 


OBS: se quiser dar mais uma camada de textura, polvilhe um pouco mais de queijo gorgonzola fresco sobre o risoto na hora de servir.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!