Sopas e caldos são perfeitos para aquecer o corpo no inverno. Melhor ainda quando feita a partir de ingredientes saborosos e nutritivos, como a ervilha, ingrediente principal da desta receita, que leva também hortelã, acrescentando um sabor refrescante ao prato. Pra completar, a pipoca fica muito saborosa quando imersa na sopa.
A receita de sopa de ervilha da Rita Lobo é também prática, já que pode ser feita com ervilhas congeladas. Confira o passo a passo e se delicie.
Ingredientes
- 600 g de ervilhas congeladas
- 1l de caldo de músculo, de galinha ou de legumes
- 1/2 xícara (chá) de hortelã fresca
- 4 talos de hortelã para decorar
- 4 talos de endro
- 4 talos de salsinha
- sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite a gosto
Modo de preparo
Lave e seque bem as folhas e os ramos de hortelã, a salsinha e o endro. Rasgue com as mãos e coloque numa tigela. Prepare a pipoca.
Coloque numa panela o caldo de sua preferência e a ervilha congelada. Leve ao fogo alto até ferver. Desligue e transfira para o liquidificador.
Junte as folhas de hortelã e tempere com sal. Com ajuda de um pano de prato, segure bem firme a tampa do liquidificador. Caso contrário, a força do vapor vai abrir a tampa). Bata até ficar bem lisinha.
Você viu?
Volte a sopa batida para panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, desligue o fogo, experimente e acerte o sal.
Enquanto isso, na tigela com as ervas, misture cerca de 1 xícara (chá) de pipoca. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Com uma concha, coloque a sopa nos pratos, ou tigelas, regue com um fio de azeite e coloque um punhado de ervas e de pipoca. Sirva imediatamente.
Para a pipoca
Ingredientes
- ½ colher (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) de milho para pipoca
Modo de preparo
Coloque o óleo numa panelinha e leve ao fogo médio. Quando começar a aquecer, junte o milho para pipoca, misture e tampe a panela. Assim que parar de estourar, desligue.