Bolo de banana caramelada
Luana Ribeiro
Bolo de banana caramelada

Bolo com café é a combinação perfeita  para o café da manhã ou da tarde. Rica em vitamina A, C, fibras e potássio, a banana é uma das frutas mais consumidas no Brasil e combina com várias sobremesas gostosas. O bolo de banana é uma das que fazem sucesso em todo o país.

Existem várias formas de fazer o bolo de banana, mas se o foco é algo mais doce, o bolo com a fruta caramelada é perfeito e fica incrível. Essa receita do WayBack Machine serve 8 pessoas e fica super fofinha.


Preparando a forma


  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado 
  • 8 bananas-nanicas grandes


Massa base


  • 2 xícaras (chá) de manteiga sem sal 
  • 2 xícaras (chá) de açúcar refinado 
  • 8 ovos 
  • 2 ¾ xícaras (chá) de farinha de trigo 
  • 4 colheres (chá) de fermento em pó 
  • ¾ colher (chá) de sal refinado


Ingredientes adicionais para a massa


  • 1 xícara (chá) de nozes, castanha de caju, avelã ou amêndoas picadas
  • 1 pitada de canela em pó 
  • Noz-moscada a gosto


Modo de preparo


Coloque a forma em cima da boca mais larga do seu fogão. Verta o açúcar, forme uma camada homogênea por toda a forma com o açúcar e acenda o fogo no mínimo. Não mexa, aguarde o açúcar começar a caramelizar.

Quando isso acontecer, delicadamente misture o açúcar — para que o caramelo já formado derreta o açúcar restante. Se mexer o açúcar logo no início ele vai empedrar e não derreterá adequadamente. Quando o caramelo tiver uma cor dourada, desligue o fogo e com o auxílio de uma colher unte toda a lateral da forma.

Você viu?

Deixe a forma no fogão para esfriar e enquanto isso descasque e corte as bananas ao meio, no sentido do comprimento. Disponha as fatias de banana, com o corte voltado para o caramelo, preenchendo toda a extensão da forma. Aperte bem as bananas, tentando cobrir todos os espaços. Caso julgue necessário, coloque mais bananas do que a quantidade recomendada na receita.


Para a massa base, pré-aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o fermento. Reserve. Quebre os ovos em uma tigelinha e transfira para uma tigela maior. Com o auxílio de um fouet misture rapidamente, até homogeneizar. Reserve. 

Na tigela da batedeira, junte a manteiga e o açúcar. Bata com o globo até formar um creme fofo e esbranquiçado. Junte a mistura de ovos em três adições. Bata, em velocidade média, por cerca de 30 segundos entre cada adição.

Nesse passo, como a quantidade de líquidos é grande, sua mistura pode perder a emulsão, parecer talhada. Por isso é fundamental utilizar ovos em temperatura ambiente, bater em velocidade baixa e, sempre que necessário parar a batedeira e raspar a tigela, antes da próxima adição. Adicione os ingredientes secos e bata, em velocidade baixa, apenas para misturar.


Ingredientes adicionais para a massa


Se desejar dar uma incrementada na massa do seu bolo, siga acrescentando manualmente, com uma espátula, as nozes picadas, misturando à farinha de trigo. 

Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno por aproximadamente 1 hora. Não é necessário banho-maria. Quando o bolo estiver pronto, retire do forno e aguarde 5 minutos, então desenforme com cuidado, envolvendo a forma com um pano de prato. Um pouco de calda vai escorrer nesse momento, portanto, cuidado para não se queimar! 

Se você esquecer de desenformar o bolo e ele esfriar completamente, leve a forma ao banho-maria — para que o caramelo derreta, e então, desenforme. Sirva quentinho mesmo, com uma boa xícara de café!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!