A culinária argentina aos poucos vem conquistando o paladar brasileiro. Dentre as receitas criadas pelos hermanos, o alfajor é uma das preferidas. Tem quem diga que ele é um primo distante do nosso bem-casado, mas a massa do alfajor tem uma textura diferente.
A origem do alfajor é espanhola e data do século 18 e foi levada para a Argentina pelos colonizadores, tornando-se bem popular no continente americano. A massa sequinha e crocante, semelhante ao biscoito de maisena, é um dos pontos mais fortes do doce. Para dar o ponto perfeito, opte pela manteiga ao invés de margarina.
“Na massa, como o alfajor é levemente doce, o ideal é usar manteiga sem sal. Em qualquer caso, tente usar uma manteiga de boa qualidade que contenha mais leite e gordura do que água”, diz a chef Kátia Granado. A chef Elaine Prado ressalta que é importante caprichar nos biscoitos para que eles fiquem bem crocantes e fininhos. Trabalhe a massa com paciência!
Para o recheio do alfajor, você pode usar o doce de leite pronto (industrializado). Mas se você quiser dar aquele gostinho especial, o ideal é que o doce de leite seja preparado em casa. "É mais saudável, mas se não tiver tempo procure sempre os que possuem menos ingredientes e sem conservantes", diz.
Para fazer o doce de leite, a técnica do leite condensado na panela de pressão é uma das mais conhecidas. Também é possível fazer o doce com leite de vaca ou leite de amêndoas, em caso de pessoas veganas ou intolerantes a lactose. Neste caso, basta juntar 1 litro de leite com 180 g de açúcar e deixar reduzir em fogo médio, o ponto é quando a mistura atinge a textura desejada.
É possível ainda usar o leite condensado de pistache e creme de avelãs no recheio do alfajor. Na hora de rechear os discos, se não tiver um saco de confeiteiro, espalhe o recheio com as costas de uma colher de chá e abuse na quantidade! Quando estiver coberto com a camada de chocolate, use coco ou cacau ralado para cobertura.
No total, a receita pode demorar até 1h40 para ficar pronta e tem dificuldade média. Granado dá a dica para deixar o doce ainda mais gostoso: "Não sove demais a massa e não substitua o amido de milho por farinha. Este é o ingrediente que torna os alfajores mais leves e os fazem derreter na boca”, diz. Anotou as dicas? Confira a receita de Kátia Granado!
Você viu?
Alfajores Argentinos
Ingredientes
- 250g de farinha de trigo
- Amido de milho até dar ponto (Aproximadamente 1/2 xícara)
- ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 6 gemas
- 1 colher (chá) de essência de baunilha, raspas de 1 limão ou 1 colher de sobremesa de canela
- 150g de manteiga
- 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
Recheio
- 400 g de doce de leite pastoso
Cobertura
- 400g de chocolate meio amargo
Modo de fazer a massa
Na bacia da batedeira, bata as gemas com o açúcar em velocidade média por cerca de 2 a 3 minutos ou até que a mistura fique pálida. Acrescente a manteiga e bata até ficar homogênea. Acrescente os demais ingredientes.
Usando as mãos, sove a massa sobre uma superfície forrada com papel manteiga até que ela não fique pegajosa. Embrulhe em plástico filme e leve para gelar por no mínimo 20 minutos.
Abra em superfície enfarinhada com aproximadamente meio centímetro de espessura, corte os círculos com um cortador de biscoito (cerca de +5 cm de diâmetro). Enrole novamente a massa restante e repita o processo.
Usando uma espátula de metal, transfira-os com cuidado para a assadeira untada ou forrada com papel manteiga. Deixe uma distância de 4 centímetros, pois crescem. Leve ao forno pré-aquecido de 180ºC a 200ºC e asse de 10 a 12 minutos, mas não deixe que dourem para que não percam a maciez. Espere esfriar um pouco e retire os biscoitos da assadeira. Depois de frios, recheie.
Para recheá-los, coloque o doce de leite num saco de confeiteiro e recheie a metade dos biscoitos ou espalhe o recheio com as costas de uma colher de chá. Em seguida, use a metade restante dos biscoitos para cobrir o recheio.
Cobertura
Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria e banhe os alfajores com ajuda de um garfo. Escorra-os bem e coloque-os sobre uma superfície forrada com plástico filma ou papel manteiga para que seja fácil retirá-los depois que endurecer.
Série "Não Erre"
As dicas e receitas para o preparo do alfajor fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, a "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: