Para fazer doce de leite em casa  basta misturar açúcar e leite e contar com uma boa dose de paciência. Para quem quer um processo mais rápido, a pedida é o doce de leite da panela de pressão. 

Além de ser delicioso, o doce de leite pode ser base para diversas receitas
FreePik/thaisceneviva
Além de ser delicioso, o doce de leite pode ser base para diversas receitas


E se você já começou a pensar em todos os perigos de levar uma lata de leite condensado ao fogo em uma panela de pressão, calma. Temos todas as dicas para tornar esse preparo o mais seguro possível. 

Qual leite condensado usar para fazer doce de leite na panela de pressão?

O leite condensado é o mais próprio para o doce de leite
Pixabay
O leite condensado é o mais próprio para o doce de leite


Ao escolher o produto, preste atenção a dois detalhes: o tipo do leite condensado e a embalagem. Segundo Vitor Hugo, cozinheiro e blogueiro que comanda o canal Prato Fundo, nada de comprar produtos light ou desnatado. "O leite condensado integral tem mais gordura e é o mais indicado para ser utilizado", afirma Vitor.


E entre o de caixinha ou o de lata, o melhor é o de lata. Michele Marine, docente de gastronomia do Senac São Paulo, aponta que a embalagem de caixa contém uma película que pode ser nociva para a saúde. "A película interna muda o sabor e a textura, além de fazer mal e poder explodir dentro da panela", afirma a docente.

Há quem diga para enrolar papel alúminio na caixinha e, assim, poder fazer com ela o doce de leite na panela de pressão. Nada disso. O melhor mesmo é usar a lata para evitar riscos à saúde e perigos na cozinha. 

Doce deve ficar quanto tempo na pressão?

O doce de leite pode atingir diversos pontos dependendo do tempo de cocção
FreePik
O doce de leite pode atingir diversos pontos dependendo do tempo de cocção


Segundo Michele, o mínimo de tempo para o doce de leite na pressão é de 10 minutos. Com isso, ele terá uma textura que se aproxima do doce de colher.

Se deixar mais tempo na pressão, o doce ficará mais encorpado. "Com 25 minutos, o açúcar dá a cor de doce de leite na lata e sabor fica mais acentuado, podendo ser utilizado em recheios de churros e bolos", indica Michele. Ela ainda completa: "Se quer em ponto de corte, deixe 40 minutos na pressão".

O que você precisa saber para não correr risco ao usar a panela de pressão

Verifique os componentes da panela de pressão para não haver riscos
shutterstock
Verifique os componentes da panela de pressão para não haver riscos


Como todo preparo na panela de pressão, fazer doce de leite com esse método também requer cuidados ou há, de fato, sérios riscos. Vitor Hugo aponta que o principal problema é entupir a válvula de pressão da panela, pois pode explodir. "Por isso é recomendado retirar todo o rótulo e cola residual da lata", afirma o autor do canal Prato Fundo.

Michele ressalta que o limite de água da panela nunca deve ser ultrapassado. O ideal é cobrir a lata com a água. Isso é fudamental para que a panela não exploda e não aconteça um acidente, como indica a chef Raphaela Nezinho. 

Atenção também ao fogo. "Mantenha um fogo baixo para que a ebulição não faça a lata bater dentro da panela", afirma a chef. 

A docente do Senac ainda lembra que as panelas de pressão mais modernas são mais seguras e que a elétrica é a que oferece menos riscos.

Espere esfriar para aproveitar o doce de leite
FreePik
Espere esfriar para aproveitar o doce de leite


Os cuidados seguem depois do tempo de cozimento. Segundo Raphaela, para não perder a textura, o recomendado é esperar a pressão da panela sair naturalmente antes de abrir. Portanto, não use água para acelerar o processo

Para o chef Gentil Mendonça, responsável pelo Receitas Nestlé, concorda e vai além: "Espere sair toda a pressão antes de abrir a panela, manuseie as latas com cuidado, pois estarão muito quentes e só abra as latas somente depois de frias".

Receitas com doce de leite na panela de pressão

O doce de leite é base de recheios de bolos, churros e o que quiser!
shutterstock
O doce de leite é base de recheios de bolos, churros e o que quiser!


Michele Marine comenta que muitas confeitarias de São Paulo utilizam o doce de leite feito na pressão para diversas receitas. "Muitos brigadeiros e recheios são feitos com esta base, pois economiza tempo, dinheiro e padroniza o ingrediente, sem chance de erro ou diferença nos doces", afirma a docente.

E pensando nessa base, os especialistas compartilharam diversas receitas que utilizam o doce de leite na pressão para você que pensa em investir na confeitaria ou quer se deliciar de formas diferentes:

Série "Não Erre":

As dicas são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas. São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!