Para fazer doce de leite em casa basta misturar açúcar e leite e contar com uma boa dose de paciência. Para quem quer um processo mais rápido, a pedida é o doce de leite da panela de pressão.
E se você já começou a pensar em todos os perigos de levar uma lata de leite condensado ao fogo em uma panela de pressão, calma. Temos todas as dicas para tornar esse preparo o mais seguro possível.
Qual leite condensado usar para fazer doce de leite na panela de pressão?
Ao escolher o produto, preste atenção a dois detalhes: o tipo do leite condensado e a embalagem. Segundo Vitor Hugo, cozinheiro e blogueiro que comanda o canal Prato Fundo, nada de comprar produtos light ou desnatado. "O leite condensado integral tem mais gordura e é o mais indicado para ser utilizado", afirma Vitor.
E entre o de caixinha ou o de lata, o melhor é o de lata. Michele Marine, docente de gastronomia do Senac São Paulo, aponta que a embalagem de caixa contém uma película que pode ser nociva para a saúde. "A película interna muda o sabor e a textura, além de fazer mal e poder explodir dentro da panela", afirma a docente.
Há quem diga para enrolar papel alúminio na caixinha e, assim, poder fazer com ela o doce de leite na panela de pressão. Nada disso. O melhor mesmo é usar a lata para evitar riscos à saúde e perigos na cozinha.
Doce deve ficar quanto tempo na pressão?
Segundo Michele, o mínimo de tempo para o doce de leite na pressão é de 10 minutos. Com isso, ele terá uma textura que se aproxima do doce de colher.
Se deixar mais tempo na pressão, o doce ficará mais encorpado. "Com 25 minutos, o açúcar dá a cor de doce de leite na lata e sabor fica mais acentuado, podendo ser utilizado em recheios de churros e bolos", indica Michele. Ela ainda completa: "Se quer em ponto de corte, deixe 40 minutos na pressão".
O que você precisa saber para não correr risco ao usar a panela de pressão
Como todo preparo na panela de pressão, fazer doce de leite com esse método também requer cuidados ou há, de fato, sérios riscos. Vitor Hugo aponta que o principal problema é entupir a válvula de pressão da panela, pois pode explodir. "Por isso é recomendado retirar todo o rótulo e cola residual da lata", afirma o autor do canal Prato Fundo.
Michele ressalta que o limite de água da panela nunca deve ser ultrapassado. O ideal é cobrir a lata com a água. Isso é fudamental para que a panela não exploda e não aconteça um acidente, como indica a chef Raphaela Nezinho.
Atenção também ao fogo. "Mantenha um fogo baixo para que a ebulição não faça a lata bater dentro da panela", afirma a chef.
A docente do Senac ainda lembra que as panelas de pressão mais modernas são mais seguras e que a elétrica é a que oferece menos riscos.
Os cuidados seguem depois do tempo de cozimento. Segundo Raphaela, para não perder a textura, o recomendado é esperar a pressão da panela sair naturalmente antes de abrir. Portanto, não use água para acelerar o processo
Para o chef Gentil Mendonça, responsável pelo Receitas Nestlé, concorda e vai além: "Espere sair toda a pressão antes de abrir a panela, manuseie as latas com cuidado, pois estarão muito quentes e só abra as latas somente depois de frias".
Receitas com doce de leite na panela de pressão
Michele Marine comenta que muitas confeitarias de São Paulo utilizam o doce de leite feito na pressão para diversas receitas. "Muitos brigadeiros e recheios são feitos com esta base, pois economiza tempo, dinheiro e padroniza o ingrediente, sem chance de erro ou diferença nos doces", afirma a docente.
E pensando nessa base, os especialistas compartilharam diversas receitas que utilizam o doce de leite na pressão para você que pensa em investir na confeitaria ou quer se deliciar de formas diferentes:
- Bolo de churros com doce de leite
- Sorvete de doce de leite
- Fondue de doce de leite
- Torta crocante com doce de leite e banana
- Bolo Bem-Casado
- Bombom de Tapioca com coco e doce de leite
Série "Não Erre":
As dicas são parte da série "Não erre", publicada toda quinta-feira no iG Receitas. São reportagens especiais com dicas para simplificar o preparo de pratos. Navegue pelo infográfico abaixo e veja tudo o que já ensinamos por aqui: