O vinho tinto combina com carnes, massas e também risotos
FreePik
O vinho tinto combina com carnes, massas e também risotos

Bateu um friozinho e com ele veio a vontade de degustar um bom vinho? A combinação da estação com a bebida é perfeita. O vinho em temperatura ambiente ajuda a aquecer o corpo no inverno,  harmoniza com vários pratos como risoto, caldos e sopas e ainda traz benefícios para a saúde. 


Deco Rossi, especialista de vinhos da Winetclub, conta que as melhores opções para o tempo frio são vinhos como Cabernet Sauvignon, Malbec, Shiraz, Merlot, Carbenet Franc, Carménère, ou vinhos que sejam um blend (misturas de várias destas uvas). “A uva pinot noir é uma boa pedida também para quem vai harmonizar o vinho com comida leve, já que este tipo de uva é leve também”, diz. 


O especialista ressalta que se quiser focar na harmonização com a comida, as opções podem variar. Vinhos brancos também são ótimos deixar o corpo mais quentinho. Um Chardonnay que seja mais encorpado, intenso e tenha estágio em barrica de carvalho também vão bem.


“O fondue, por exemplo, muita gente acaba comendo com vinho tinto, só que o vinho tinto mascara um pouco o queijo, porque a melhor harmonização que podemos ter com queijo é o vinho branco, rose ou um tinto leve, por conta da gordura e do sal existentes no queijo”, conta. 


A dica do especialista para casar o vinho tinto com salame, presunto cru ou copa são vinhos tintos mais encorpados. Segundo Rossi, essas opções funcionam também com queijos macios e neutros, como emmental, gouda e estepe. Nas comidas, carnes e massas com molhos também pedem a companhia de um bom vinho tinto.


“Não se prenda a um determinado tipo de vinho, pense no que você vai comer, e ai pense no tipo de vinho. O mais importante é você tomar o vinho que você está com vontade. Seja feliz. Não se prenda as regras, pois isto, pode tornar a experiência de tomar vinho chata”, ressalta. 

Você viu?


Confira a seguir as dicas de rótulos de vinhos com preços acessíveis e outros que pedem um investimento maior. 


Até R$ 50


Esporão Pé Tinto 2019 - 49,00 (Alentejo, Portugal)


Alorna Portas do Sol Branco 2019 - 49,00 (Tejo, Portugal)


Vinho Brasileiro Tinto MIOLO Seleção Tempranillo Touriga - 39,90 (Vale dos Vinhedos, Brasil)


Até R$ 120


Armador Cabernet Sauvignon Organico 2019 (Chile, Vale do Maipo) - 114,00


Altos Las Hormigas Tinto Blend 2019 (Mendoza, Arg) - 109,00


Ribeiro Santo 2019 (Dão, Portugal) - 92,00

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários