Arroz Jollof, prato típico de Gana
Reprodução/GNT
Arroz Jollof, prato típico de Gana


A cultura gastronômica de Gana ainda é pouco conhecida no Brasil, mas não há quem resista a um belo Arroz Jollof. O prato é um dos mais famosos da região da África Ocidental e consiste em arroz cozido no forno que leva carnes,  camarão grelhado, peixes, frutos do mar e muito tempero. 

As origens do Arroz Jollof vêm da região da confederação Senegâmbia, governada pelo Império Uolofe. O nome do prato remete ao nome dos povos Uolofe, mas pode ser chamado de benachin e theibou dienne em outras localizações como Gâmbia e Senegal. Veja como preparar esta delícia feita pelo programa “Nhac GNT”.


Ingredientes

3 cebolas roxas pequenas picadas grosseiramente
1 lata de tomate pelado processado
3 pimentões vermelhos picados grosseiramente
8 dentes de alho
1 pedaço de gengibre fresco, descascado e fatiado
2 colheres de chá de noz-moscada moída
2 pimentas dedo de moça
1 1/2 colher de chá de cúrcuma em pó
1 1/2 colher de páprica defumada
Azeite de oliva a gosto
2 colheres de sopa de extrato de tomate
2 1/4 colher de chá de sal
2 xícaras de arroz basmati cru
1 1/2 xícaras de caldo de camarão
400 g de camarão grande eviscerado (mas com casca e cabeça)
1/2 colher de chá de pimenta-do-reino preta
Ramos de tomilho fresco
Folhas de louro
Talos de coentro e salsinha a gosto
1/2 xícara de vinho branco seco

Modo de preparo

Bata no liquidificador a metade da cebola, 3 dentes de alho, o tomate pelado, o pimentão, os talos de coentro e salsinha (reserve as folhas), o gengibre, a noz-moscada, a pimenta dedo-de-moça e a metade da cúrcuma até ficar homogêneo.

Numa frigideira, que possa ir ao forno, refogue em azeite o restante da cebola temperada apenas com sal. Deixe murchar um pouco, retire da frigideira e reserve. Ainda na mesma frigideira, adicione mais azeite de oliva, junte 3 dentes de alho picados, o extrato de tomate, a outra metade da cúrcuma e a páprica e deixe dourar levemente.

Agregue a mistura batida no liquidificador e misture bem. Cozinhe, mexendo ocasionalmente, até reduzir para cerca pela metade. Ajuste o sal.

Quando estiver como uma pasta grossa, adicione o arroz, o caldo de camarão, 4 folhas de louro e 4 ramos de tomilho. Misture bem, cubra com papel alumínio e leve ao forno, preaquecido a 180 graus, até que o líquido seja absorvido e o arroz esteja macio, cerca de 25 minutos.

Enquanto isso, tempere os camarões com sal e pimenta a gosto e reserve. Corte os dois dentes de alho restantes em fatias finas.

Aqueça uma frigideira com azeite e doure as fatias de alho. Retire e reserve. Na mesma frigideira que está com o azeite aromatizado de alho, doure os camarões em fogo alto, dos dois lados. Junte o vinho branco e flambe. Apague o fogo e reserve.

Retire o arroz do forno e sirva sobre ele os camarões grelhados, as fatias de alho douradas e folhas de salsinha e coentro.

Você viu?


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários