Sucesso absoluto de público, o camarão é o fruto do mar preferido de muitas pessoas. Com sabor marcante, o crustáceo é uma opção de alimento que apesar de não ser tão barata, é muito versátil e vai bem tanto num prato de verão quanto num jantar mais sofisticado. Mas essa iguaria merece atenção especial na hora do preparo: é necessário alguns truques para não errar no ponto, no tempero e também para evitar o desperdício.


 camarão
Reprodução
O camarão é perfeito para diversas receitas, mas tem seus truques


Por isso, o iG Receitas conversou com a chef Rapha Nezinho e o chef Alê Bressa para entender quais são as melhores formas de preparar o camarão para não perder dinheiro e se deliciar sem peso na consciência!

Qual o mais barato e fácil de achar?

camarão
FreePik
Camarões pequenos tendem a ser mais baratos, por isso dê preferência a esses tipos


Com o preço de diversos alimentos aumentando, o camarão também pode sofrer com alta. Mas se você ainda não desistiu de comer esta delícia, há versões mais baratas e igualmente saborosas. "Normalmente o 7 barbas é o mais barato, por ser bem menor", afirma Alê.

Rapha afirma que além do 7 barbas, há um camarão bem fácil de achar. "O cinza médio é o mais comum de encontrar, tanto fresco quanto congelado", afirma.

Para comprar, o que devo levar em conta?

camarão
Reprodução/Emanuel Pescados
Cuidado com camarões que estão congelados há muito tempo


Uma situação chata que pode ocorrer ao comprar camarão é ele murchar e diminuir muito de tamanho. Isso ocorre pelo acúmulo de água ao comprá-lo congelado. Para evitar essa situação desagradável, aposte no mais fresco.

"Aqueles sacos de camarão cheio de crosta de gelo são verdadeiras armadilhas. Perde-se muito pois o camarão fica cheio de água. Prefira os que se pode ver a carne, mas se for comprar congelado, aposte nos que têm foram congelados pelo método IQF", recomenda Alê. 

Se eu fritar, como não deixá-lo borrachudo ou murcho?

camarão
Dayse Paparoto
Não tempere com limão antes e frite rapidamente


Um grande problema ao fazer camarão em casa errar no ponto ao fritá-lo em alho e óleo. Muitas vezes ele pode ficar borrachudo, murcho ou até cru. Alê indica que na hora de grelhar ou fritar, quanto mais rápido, melhor.

"Nunca coloque vários para fritar ao mesmo tempo, pois não ficam bons. Se você temperar com limão antes, irá cozinhar o camarão e ele pode ficar borrachudo na hora de fritar. O melhor é colocar aos poucos e temperar apenas com sal e pimenta do reino", afirma. 

Rapha indica colocar um pouco de alho na frigideira e apenas saltear o camarão. "Coloque uma pequena quantidade de óleo e salteie o camarão com a casca, assim você pode controlar o ponto de forma mais fácil", aponta.

E para colocar em molhos e risotos?

camarão
Divulgação/Bruno de Lima
Se o camarão for pequeno, coloque na hora de finalizar, para cozinhar com a quentura do alimento


Muitos pratos com molhos e até risotos ajudam a aproveitar por completo o camarão, além de fazer render o ingrediente. Mas diferente de fritar, o camarão que vai em pratos deste tipo deve ser cozido de forma diferente. 

"Coloque o camarão no final da receita, ou sele separadamente e finalize o prato com o ingrediente. Desta forma não passa do ponto", afirma Rapha. Para molhos em geral e para o risoto, não compre um camarão grande. O 7 barbas é perfeito para este tipo de preparo.

"Se você pegar um camarão grande, fritá-lo e cortá-lo em pedaços vai doer na alma e no bolso. O melhor é utilizar camarões pequenos que recheiam bem pastéis, empadas, molhos e risotos", aponta Alê.

Como aproveitar por completo o camarão?

caldo
FreePik
Fazer um caldo com aparas do camarão é uma ótima forma de aproveita-lo completamente


Além de ser delicioso, o camarão é um grande aliado na hora de temperar e preparar pratos. "Cascas e cabeças são ótimos para fazer caldos e bases, se tornando realçadores de sabor naturais", afirma Alê.

Se não posso utilizar limão, como temperar?

tempero
Michel Teo Sin
Sal e pimenta-do-reino combinam muito bem com camarão


O limão é ótimo para usar após o preparo. Rapha aponta que a combinação de sal e pimenta é perfeita para o camarão. "O camarão já é saboroso com estes dois ingredientes, não deixe marinando ou nada do tipo. A carne do camarão é delicada, toma sabor e textura rápido. Por isso indico servir da forma mais natural possível", aponta Rapha.

Receitas com camarão

camarão
Arquivo
Que tal fazer uma receita deliciosa com camarão?


Gostou das dicas? Conheça algumas receitas com camarão para você experimentar em casa e se deliciar!

Série "Não Erre"

As dicas e receitas para o preparo do camarão fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: 


    Veja Também

      Mostrar mais