Prato clássico e considerado difícil por muitos, o risoto é uma receita que tem diversos tipos e sabores. Um dos mais clássicos é o de camarão, que além de ser saboroso, tem seus truques para ser feito.
Desde o tipo de arroz até o camarão utilizado, para fazer um risoto é necessário entender cada ingrediente e seguir à risca o passo a passo. E para ter o risoto cremoso e perfeito como de restaurantes, o iG Receitas reuniu dicas de chefs para você não errar no preparo do risoto de camarão!
O arroz é específico
Segundo o chef Melchior Neto, o arroz para o risoto deve ser al dente, mas que mantenha cremosidade. "Por isso, o melhor tipo de arroz é o arbóreo, pois concentra mais amido e garante o resultado", afirma Melchior.
Outro ponto importante é não lavar o arroz por conta do amido . A chef Samantha Laurindo afirma que além de utilizar o arbóreo, é preciso ter esse cuidado. "Para manter a cremosidade e auxiliar no creme, recomendo não lavar o arroz, assim o amido se mantém", aponta Samantha.
Não cozinhe tudo junto!
O camarão é um fruto do mar muito delicado, por isso os chefs recomendam adicionar no final do preparo. "Como cozinha rápido, o ideal é fritar o camarão, reservar e adicionar apenas no final do preparo", indica Melchior.
Outra dica que ele dá é fritar o camarão no azeite e na mesma panela que o risoto será preparado. "Isso ajuda na construção de sabor do prato", aponta o chef.
Cuidado na hora de cozinhar o arroz!
Você viu?
Samantha aponta que o cozimento do arroz para risoto deve ser feito com paciência. "Cozinhe em fogo baixo, sem pressa e mexendo sempre", afirma a chef. Melchior indica nunca deixar a água secar. "Com isso você garante o cozimento por igual do arroz e consegue chegar ao ponto correto do prato", aponta o chef.
Para saber o ponto, Samantha tem uma dica simples: "Corte o grão de arroz ao meio e quando estiver quase transparente, servir. Quando está cru, o meio do arroz fica branco opaco", indica a chef.
Vinho é bom, mas opcional
Muitos risotos levam vinho branco na receita e isso pode complicar a receita para fazer em casa, mas os chefs apontam que apesar de ser um ponto de equilíbrio, não é obrigatório. "O vinho traz acidez ao prato e equilíbrio, então aposte no use se preferir", afirma Samantha.
Melchior lembra que o vinho branco ajuda a equilibrar o peso do amido e da manteiga no prato e dá uma dica para a escolha do vinho. "A principal dica é optar por um vinho que se goste de beber, pois ele acrescenta esse sabor na receita", aponta o chef.
E o molho?
Como o camarão é delicado e o arroz é uma base para molhos, os dois chefs apontam que vai do gosto de quem está preparando o prato. "Pode ser com molho de tomate ou molho branco, vai da opção de cada um", afirma Melchior.
Para finalizar, manteiga!
Para dar brilho e mais cremosidade ao prato, os dois chefs indicam acrescentar manteiga gelada antes de servir. "A manteiga vai dar brilho e estrutura para o prato, derretendo com o calor do risoto. Lembrando que a manteiga deve ser adicionada com o fogo desligado, pois se estiver alto pode cozinhar a gordura da manteiga e o risoto vai ficar com o que chamamos de coroa, que é aquela gordura em volta do prato. Isso muda a estética e o sabor do prato", afirma Melchior.
Receitas de Risoto de Camarão
Anotou as dicas? Então parta para a cozinha e faça o seu próprio risoto de camarão perfeito e sem erros!
- Risoto de Camarão do Chef Melchior Neto
- Risoto de Camarão com Talos e Folhas
- Risoto de Abóbora com Camarão
Série "Não Erre"
As dicas e receitas para o preparo do risot de camarão fazem parte de uma série publicada todas as quintas-feiras no iG Receitas, o "Não Erre". A ideia é dar dicas para acertar no preparo de pratos simples do nosso dia a dia, doces ou salgados. Veja o que já foi assunto da nossa série no infográfico abaixo: