Peixe e frutos do mar são estrelas de muitas receitas, mas ao comprá-los você pode se deparar com um desafio: como limpar tudo isso? Nem tudo é tão complicado quanto parece.
Segundo o chef do restaurante Izakaya Taka Daru, Renato Shoya, comprar o peixe e limpá-lo em casa é até uma maneira de aproveitar mais o alimento. "A carcaça pode ser reaproveitada em caldos, a cabeça em um pirão por exemplo", afirma Renato.
Leia também: 10 pratos com frutos do mar
Para quem ainda tem dúvidas, reunimos dicas do chef e do representante da Emanuel Pescados, Mikael Andrade sobre como limpar peixe e frutos do mar de forma descomplicada.
Cuidado com a faca!
Para limpar o peixe, é necessário uma faca de lâmina. Para Renato, a lâmina deve estar bem amolada e ter um bom manuseio, o que evita destruir a pele do peixe, já que a carne é muito delicada.
Mikael aponta que a faca mais utilizada dentro da peixaria é a tradicional peixeira. Além de mais barata que as japonesas, faz um ótimo trabalho em peixes e alguns frutos do mar.
Quais peixes e frutos do mar são os mais fáceis de serem limpos em casa?
Para Mikael, lula, polvo, camarão e sardinha são os mais fáceis de limpar. "Quanto maior a lula, melhor. O polvo e o camarão utilizam menos a faca e são fáceis de limpar em comparação a outros pescados", afirma o empresário.
Renato indica peixes de até 1 quilo para limpar em casa, já que peixes mais pesados podem não se acomodar nas tábuas caseiras e também têm manuseio mais difícil. "Além disso, aconselho peixes de escamas para limpar, já que de couro são mais complicados de realizar a limpeza com facas comuns", fala o chef.
Corte pelas costas ou pela barriga do peixe?
Dependendo do tipo de prato que for fazer, o mais indicado é cortar pelas costas do peixe, pois você pode aproveitar para retirar tanto a espinha dorsal quanto as vísceras. "Um exemplo é a tainha, que normalmente é feita recheada e é melhor fazer o corte pelas costas. Já o salmão e outros peixes podem ter as vísceras retiradas pela barriga", ensina Mikael.
Passo a passo para a limpeza do peixe
Anotou as dicas? Então prepare a faca, a tábua e água corrente para limpar o peixe! Depois da limpeza, o gosto pessoal fala mais alto. Você pode cortar em postas, fazer inteiro ou cortar em filés.
- Lave o peixe em água corrente para retirar sujeiras (caso ele não seja fresco)
- Faça o corte pela barriga, com incisão de 3 a 4 centímetros e retire as vísceras
- Com o peixe aberto, retire a espinha dorsal
- Para as escamas, retire na água corrente também, com um instrumento especial, como uma escova para isto. Se for grelhar, essa etapa não é necessária, já que as escamas fazem uma camada para não grudar.
Leia também: Aprenda 6 opções de receitas de saladas com peixes e frutos do mar
E os frutos do mar?
Se você sem querer comprou camarão ou outro tipo de fruto do mar sem limpar, os especialistas têm algumas dicas para você:
- Crustáceos: lavar a casca, retirar os pelos e ovas
- Mariscos: lavar a casca e retirar as "cracas". Se estiver aberto, não compre pois está morto
- Camarão: retirar a tripa com o auxílio de um palito ou agulha
- Lula: retirar os tentáculos da parte de baixo da Lula, cortar na metade e pressionar até sair uma bolinha. Os tentáculos podem ser utilizados. Pressionar a lula da parte completamente fechada até a superfície inferior para retirar as sujeiras. Com qualquer faca ou com os dedos, puxe uma película que parece uma lixa até sair por completo.
- Polvo: faça um corte na cabeça e tire todas as vísceras e tinta. Bata os tentáculos para retirar toda a areia da região.