Peixe e frutos do mar são estrelas de muitas receitas, mas ao comprá-los você pode se deparar com um desafio: como limpar tudo isso? Nem tudo é tão complicado quanto parece. 

A limpeza pode parecer complicada, mas não é!
Thinkstock Photos
A limpeza pode parecer complicada, mas não é!


Segundo o chef do restaurante Izakaya Taka Daru, Renato Shoya, comprar o peixe e limpá-lo em casa é até uma maneira de aproveitar mais o alimento. "A carcaça pode ser reaproveitada em caldos, a cabeça em um pirão por exemplo", afirma Renato.

Leia também: 10 pratos com frutos do mar

Para quem ainda tem dúvidas, reunimos dicas do chef e do representante da Emanuel Pescados, Mikael Andrade sobre como limpar peixe e frutos do mar de forma descomplicada. 

Cuidado com a faca!

O peixe deve ser limpo com uma faca de lâmina
Divulgação/ Tramontina
O peixe deve ser limpo com uma faca de lâmina


Para limpar o peixe, é necessário uma faca de lâmina. Para Renato, a lâmina deve estar bem amolada e ter um bom manuseio, o que evita destruir a pele do peixe, já que a carne é muito delicada.

Mikael aponta que a faca mais utilizada dentro da peixaria é a tradicional peixeira. Além de mais barata que as japonesas, faz um ótimo trabalho em peixes e alguns frutos do mar.

Quais peixes e frutos do mar são os mais fáceis de serem limpos em casa?

Peixes mais leves são mais fáceis de limpar
Unplash/Erica Leong
Peixes mais leves são mais fáceis de limpar


Para Mikael, lula, polvo, camarão e sardinha são os mais fáceis de limpar. "Quanto maior a lula, melhor. O polvo e o camarão utilizam menos a faca e são fáceis de limpar em comparação a outros pescados", afirma o empresário.

Renato indica peixes de até 1 quilo para limpar em casa, já que peixes mais pesados podem não se acomodar nas tábuas caseiras e também têm manuseio mais difícil. "Além disso, aconselho peixes de escamas para limpar, já que de couro são mais complicados de realizar a limpeza com facas comuns", fala o chef.

Corte pelas costas ou pela barriga do peixe?

Dependendo do preparo, o primeiro corte deve ser feito nas costas do peixe
Unsplash
Dependendo do preparo, o primeiro corte deve ser feito nas costas do peixe


Dependendo do tipo de prato que for fazer, o mais indicado é cortar pelas costas do peixe, pois você pode aproveitar para retirar tanto a espinha dorsal quanto as vísceras. "Um exemplo é a tainha, que normalmente é feita recheada e é melhor fazer o corte pelas costas. Já o salmão e outros peixes podem ter as vísceras retiradas pela barriga", ensina Mikael.

Passo a passo para a limpeza do peixe

Limpando o peixe, você pode realizar cortes diferentes para preparar pratos
Hermes Pescados
Limpando o peixe, você pode realizar cortes diferentes para preparar pratos


Anotou as dicas? Então prepare a faca, a tábua e água corrente para limpar o peixe! Depois da limpeza, o gosto pessoal fala mais alto. Você pode cortar em postas, fazer inteiro ou cortar em filés.

  1. Lave o peixe em água corrente para retirar sujeiras (caso ele não seja fresco)
  2. Faça o corte pela barriga, com incisão de 3 a 4 centímetros e retire as vísceras
  3. Com o peixe aberto, retire a espinha dorsal
  4. Para as escamas, retire na água corrente também, com um instrumento especial, como uma escova para isto. Se for grelhar, essa etapa não é necessária, já que as escamas fazem uma camada para não grudar.

Leia também: Aprenda 6 opções de receitas de saladas com peixes e frutos do mar

E os frutos do mar?

O camarão contém uma pequena tripa que deve ser retirada com a faca ou um palito
Pixabay
O camarão contém uma pequena tripa que deve ser retirada com a faca ou um palito


Se você sem querer comprou camarão ou outro tipo de fruto do mar sem limpar, os especialistas têm algumas dicas para você:

  • Crustáceos: lavar a casca, retirar os pelos e ovas
  • Mariscos: lavar a casca e retirar as "cracas". Se estiver aberto, não compre pois está morto
  • Camarão: retirar a tripa com o auxílio de um palito ou agulha
  • Lula: retirar os tentáculos da parte de baixo da Lula, cortar na metade e pressionar até sair uma bolinha. Os tentáculos podem ser utilizados. Pressionar a lula da parte completamente fechada até a superfície inferior para retirar as sujeiras. Com qualquer faca ou com os dedos, puxe uma película que parece uma lixa até sair por completo.
  • Polvo: faça um corte na cabeça e tire todas as vísceras e tinta. Bata os tentáculos para retirar toda a areia da região.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!