Assim como o pé-de-moleque, o quindim e a cocada, doces populares no Brasil, mas de origem africana, o qumbe (doce de coco) também é uma pequena sobremesa deliciosa de origem africana, mais especificamente da Somália. Tudo indica que ele começou a ser preparado no Brasil com a escravidão negra forçada entre os séculos 16 e 19.
Qumbe, que se pronuncia "kumbe", significa dengo e encanto na língua quimbundo (língua falada no noroeste de Angola), mas na África, como um todo, é empregado como alimento sagrado do orixá Oxum.
Ao longo do tempo, alguns ingredientes foram se modificando de acordo com a disponibilidade dos ingredientes no Brasil e, normalmente, ele é feito em formato redondinho, assim como brigadeiros e beijinhos.
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de coco ralado seco e sem açúcar
- 1/2 xícara (chá) de leite de coco
- 1 e 1/2 xícaras de açúcar refinado
- 1/2 xícara de leite
- 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo
- Coco ralado para envolver os docinhos
Como fazer:
Primeiramente, hidrate o coco com o leite de coco e, após isso, reserve. Em uma panela coloque o açúcar e leve ao fogo até ficar com uma cor de caramelo. Adicione o coco hidratado, o leite e a farinha de trigo e cozinhe por mais uns 5 minutos. Deixe esfriar completamente. Pegue pequenas porções, faça bolinhas e passe no coco ralado.