Pudim de leite condensado
Panelinha
Pudim de leite condensado

Que tal uma sobremesa deliciosa, com poucos ingredientes e que derrete fácil na boca? Vai de  pudim que não tem erro. Existem diversas formas de fazer o doce: com pão, doce de leite e até inhame. A mais tradicional de todas é, sem dúvidas, a de clássica de leite condensado. A receita da Rita Lobo é super fácil de fazer. Difícil vai ser comer só um pedaço.


Uma ótima dica para deixar o seu pudim liso mais fácil de desenformar é esperar a sobremesa gelar. Assim, ele fica mais firme e não corre risco de quebrar tão facilmente na hora de transferi-lo da forma. Aproveite a receita e mão na massa! 


Ingredientes para o pudim

  • 2 latas de leite condensado 
  • 4 ovos 
  • 2 ½ xícaras (chá) de leite


Modo de preparo

Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior. Mexa com o batedor de arame para misturar as claras com as gemas. Junte o leite condensado e misture bem. 

Acrescente o leite aos poucos, mexendo delicadamente com o batedor, apenas para misturar — evite fazer movimentos bruscos para não incorporar ar. Os furinhos no pudim são bolhas de ar, por isso, mexa delicadamente mesmo. Deixe a massa do pudim descansando enquanto prepara o caramelo — essa pausa é essencial para eliminar possíveis bolhas de ar e garantir um pudim bem lisinho.


Para o caramelo


Ingredientes


Você viu?

  • 1 xícara (chá) de açúcar 
  • ⅓ xícara (chá) de água fervente


Modo de preparo


Separe uma forma redonda, com furo no meio, de 22 cm de diâmetro. Leve uma chaleira com 3 xícaras (chá) de água ao fogo médio — ela vai ser usada para fazer a calda e assar o pudim em banho-maria. 


Numa panela média, leve o açúcar ao fogo baixo para derreter, mexendo com uma espátula, até formar um caramelo dourado. Meça ⅓ de xícara (chá) da água fervente e, com cuidado, regue sobre o caramelo. Atenção: a calda vai borbulhar. Misture com a espátula até ficar lisa. 


Transfira a calda para a forma, vertendo sobre o cone central. Com um pano de prato (ou luva térmica), segure e gire a forma para caramelizar a lateral. 


Despeje a massa do pudim na forma, passando por uma peneira. Coloque a forma dentro de uma assadeira, leve ao forno, e só então regue com a água fervente até cobrir metade da forma do pudim (para assar em banho-maria). 


Deixe assar por 1 hora e meia — o tempo pode variar de acordo com o modelo e o tipo de forno. O pudim estará pronto quando a superfície estiver firme, mas com o interior ainda cremoso — ele termina de firmar enquanto esfria. Evite assar demasiadamente para não ressecar nem endurecer muito. 


Retire o pudim do forno e deixe amornar. Leve para a geladeira por ao menos 3 horas. Antes de servir, passe a base da forma sobre a chama do fogão aceso, apenas para soltar a calda. Cubra a forma com um prato com borda alta e vire de uma só vez. Deixe a calda escorrer sobre o pudim e sirva a seguir.


    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários