Esse pê-efe é perfeito para um almoço bem quentinho
Reprodução
Esse pê-efe é perfeito para um almoço bem quentinho

Às vezes bate aquele friozinho e, para esses dias, nada melhor do que um almoço bem quentinho que traga aquela sensação de conforto. Com esta receita de pê-efe da Rita Lobo, você garante um prato que, além de muito saboroso, traz todo um ar de sofisticação. Mas não se engane, seu preparo é simples, prático e leva ingredientes que encontrará em qualquer lugar. 


Ingredientes - Palitos de Mandioca

  • 1,5 kg de mandioca (cerca de 1,2 kg se comprar já descascada)
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

Corte a mandioca em fatias grandes de 8 cm de comprimento, descasque e lave bem sob água corrente. Transfira os pedaços para a panela de pressão e cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela.

Tampe a panela e leve-a ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos - a mandioca deve estar cozida, mas ainda firme para ser cortada em palitos. Desligue o fogo e, importante, deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

Transfira a mandioca cozida para um escorredor, deixe escorrer bem a água e amornar o suficiente para você conseguir manusear os pedaços. Regue uma assadeira grande com metade do azeite.

Corte cada pedaço de mandioca ao meio, no sentido do comprimento, e cada metade em palitos de cerca de 2 cm de espessura. Disponha os palitos na assadeira, um ao lado do outro, e regue com o azeite restante. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Você viu?

Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos até os pedaços ficarem dourados - na metade do tempo, vire com uma espátula para assar por igual. Enquanto a mandioca assa, prepare a carne moída.

Ingredientes - Carne Moída

  • 1 kg de patinho moído
  • 1 lata de cerveja preta (350 ml)
  • 1 pimentão vermelho em cubos pequenos
  • 1 cebola picada fino
  • 3 dentes de alho picado fino
  • ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • 1 xícara (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • 6 talos de cebolinha fatiadas
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Retire a carne moída da geladeira e deixe em temperatura ambiente enquanto prepara os outros ingredientes - ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela. Leve pouco mais de 1 xícara (chá) de água para ferver (assim, o pouco que evaporar não vai interferir na medida da receita).

Leve uma panela grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 2 colheres (sopa) de azeite e acrescente a carne - espalhe bem no fundo da panela para dourar melhor. Polvilhe com a farinha de trigo e deixe dourar, mexendo de vez em quando com a espátula para soltar os pedaços de carne. Se sua panela for pequena, doure a carne em duas etapas.

Transfira a carne dourada para uma tigela e mantenha a panela em fogo médio. Regue com o azeite restante, junte a cebola e o pimentão, tempere com uma pitada sal e refogue por cerca de 3 minutos. Acrescente o alho, o louro e mexa por mais 1 minuto para perfumar.

Adicione o extrato de tomate e misture bem. Regue com a cerveja preta aos poucos, raspando o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos - eles dão sabor extra ao molho. Junte a água fervente, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ferver.

Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o molho encorpar - o álcool da cerveja vai evaporar. Misture a cebolinha fatiada e sirva a seguir, acompanhada dos palitos de mandioca assada, do arroz com queijo de coalho dourado e do feijão-preto com tomate e folhas de coentro.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários