Aprenda sem erro a acertar no prato
Divulgação
Aprenda sem erro a acertar no prato



Ela está presente em comemorações, festas de aniversário e qualquer outra ocasião para reunir a família e os amigos. Mesmo não sendo de preparo difícil, ainda tem quem se confunda com algumas questões da receita . Por isso conversams com o chef Bernard Contipelli, que nos ensina o passo a passo da carne louca para não errar no prato.


A carne louca prato é um clássico brasileiro, super saboroso e ótima opção para alimentar várias pessoas, já que rende muito. Pensar em carne louca é pensar em pão, tapioca ou como acompanhamento no arroz e feijão.

Assim como outras delícias brasileiras , tem quem acredite que a carne louca é um prato adaptado dos Estados Unidos. Não sabemos bem como surgiu, mas o que importa é que é uma maravilha. 


Qual o melhor corte para a carne louca?

Bernard explica que são vários os cortes que podem ser utilizados no prato. A escolha fica ao seu critério, mas o chef dá a dica. “Os que eu mais gosto e são mais populares são acém, lagarto e paleta.” Além desses cortes, você também pode optar por coxão mole, alcatra ou maminha. 


Quais ingredientes combinam com a carne louca?

Tanto para o gosto, quanto para a apresentação do prato, não podem faltar alguns ingredientes essenciais. O pimentão é um dos sucessos na carne louca, além de cebola, azeitonas, salsinha e cebolinha. Mas é claro que você pode variar e usar a sua criatividade para incrementar esse prato delicioso.

“Para a carne louca ficar perfeita é necessário utilizar uma boa carne e caprichar nos temperos do molho. Usar um caldo de legumes ou de carne é essencial para trazer sabor para o prato”, diz Bernard. 


Qual o tempero ideal para a carne louca?

O tempero vai fazer toda a diferença e dar sabor ao prato. Para o chef, o ideal é colocar cebola, alho, cenoura e salsão para fazer um caldo base. “A carne vai pegar todos esses sabores e depois de cozida é só coar esse caldo e utilizar no preparo do molho. Usando esse caldo na hora do molho é só finalizar com sal e pimenta”, diz. 

Qual o tempo de cozimento da carne louca? 

Para facilitar, inicie cortando a carne em cubos grandes e sele antes de colocar para cozinhar. “Depois disso é só colocar na panela de pressão e deixar cozinhar por uma média de 40 minutos depois que a panela apitar”, diz o chef.

A fome bateu por aí? Aproveite as dicas e coloque a mão na massa! Confira a receita. 


Carne louca (por chef Bernard)

INGREDIENTES

  • 1 peça de lagarto inteira
  • cebola 
  • azeitonas 
  • azeite 
  • sal, pimenta e louro 
  • salsinha e cebolinha 

MODO DE PREPARO

Cozinhe o lagarto na água com sal e folhas de louro. Depois de cozido, pode fatiar bem fininho, se quiser cortar na faca elétrica fica melhor ainda. Em um pirex de vidro, faça camadas com o azeite, cebolas em rodelas, azeitonas e as fatias de carne. Pode colocar vinagre bem suave, somente algumas gotas para dar acidez.

O segredo é quando terminar, regar bem com azeite e deixar a carne curtir na geladeira, em um recipiente com tapa ou coberto por alumínio papel alumínio ou plástico filme. Depois é só servir e se deliciar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!